Conselhos, Câmaras e Comitês

Diversidade, inclusão e representatividade são compromissos do coop!

Conselhos, Câmaras e Comitês

Diversidade, inclusão e representatividade
são compromissos do coop!

Para trazer mais diversidade e novas vozes para o nosso movimento, foram criados os Comitês Nacionais de Mulheres e de Jovens do Sistema OCB, ambos com o objetivo de fortalecer as pautas destes dois grupos dentro do cooperativismo. Veja um pouco mais sobre o trabalho destes Comitês:
Image

Comitê
Elas pelo Coop

Composto por 25 integrantes de 20 estados, o Comitê Elas pelo Coop existe para empoderar e capacitar as mulheres do cooperativismo, destacando a importância do protagonismo feminino no coop.
Image

Comitê
Geração C

Composto por 18 participantes de 15 estados, o Comitê Geração C foi criado para mostrar que o futuro do coop já começou, ele está aqui, entre os jovens do cooperativismo! Queremos inspirar as próximas gerações a dar continuidade aos valores e princípios do cooperativismo.
Sobre os Comitês
Os Comitês de Jovens e de Mulheres do Sistema OCB foram oficialmente criados em 2020 como um dos desdobramentos do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). São compostos por jovens e mulheres “Embaixadores Coop” e por integrantes (jovens e mulheres) indicados pelas Organizações Estaduais do Sistema OCB. A missão central dos Comitês é ampliar a participação de outras mulheres e jovens na liderança do cooperativismo brasileiro.
 
Os Comitês são órgãos consultivos e fazem parte da estratégia do Sistema OCB para promover a inclusão e a diversidade, atuando para o fortalecimento da participação democrática das mulheres e dos jovens no cooperativismo.
Conselhos
Image
Ramo Agro

Ramo Agro


O Conselho Consultivo Nacional do Ramo Agropecuário tem como missão uniformizar e valorizar o posicionamento institucional da OCB com relação às questões de interesse do ramo, integrando os diversos assuntos relativos aos segmentos das cadeias do agronegócio ligados ao cooperativismo agropecuário e a atuação perante os Poderes constituídos, na busca do desenvolvimento das cooperativas agropecuárias, maximizando assim o exercício da representação político-institucional.

Ramo Crédito

Ramo Crédito


Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO): O seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), olhando para as particularidades, os diferenciais e o potencial de crescimento do cooperativismo de crédito.

Câmaras: as Câmaras Temáticas do CECO são formadas por um representante de cada sistema cooperativo, um representante das cooperativas independentes, OCB e fundo garantidor. Tais câmaras funcionam como fóruns permanentes de discussão e proposições de estratégias para o aprimoramento da atuação das cooperativas dentro dos oito temas definidos como estratégicos para o segmento.

Image
Image
Ramo Consumo

Ramo Consumo


Este ramo é composto por cooperativas que realizam compra em comum, tanto de produtosquanto de serviços, para seus cooperados (supermercados, farmácias). Engloba, também, as cooperativas formadas por pais para contratação de serviços educacionais e também aquelas de consumo de serviços turísticos.

Ramo Infraestrutura

Ramo Infraestrutura


O Ramo Infraestrutura engloba cooperativas que prestam serviços essenciais aos seus membros, tais como distribuição de energia elétrica e serviços de telecomunicações, assegurando que seus associados tenham acesso a recursos fundamentais para o seu desenvolvimento. Ele abrange, também, as cooperativas habitacionais e as cooperativas de geração distribuída, estas compostas por indivíduos que compartilham o desejo de produzir sua própria energia. O ramo conta com um Conselho Consultivo composto por representantes de cooperativas, das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional, sendo coordenado pelos presidentes das confederações que operam em nível nacional. Além disso, o ramo está dividido em três Câmaras Temáticas distintas: Habitação, Geração Distribuída e Distribuição de Energia.

Image
Image
Ramo Saúde

Ramo Saúde


Reúne cooperativas que podem ser formadas por médicos, dentistas, outros profissionais da saúde e até pelos próprios usuários. O segmento surgiu no Brasil e se expandiu para outros países. O Ramo Saúde é composto por representantes de cooperativas, das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional e coordenado pelos presidentes de confederações que possuem atuação nacional

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços


O Conselho Consultivo do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem como missão uniformizar e valorizar o posicionamento institucional do Sistema OCB, com relação às questões de interesse do Ramo, integrando e contemplando os diversos assuntos relativos a diversidade de segmentos das cooperativas que o compõem. Seu objetivo é o desenvolvimento do cooperativismo ligado ao TPBS, maximizando o exercício da representação político-institucional e fortalecendo o modelo cooperativista.

Image

Câmaras Temáticas:

Conservação, Manutenção e Segurança

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas de trabalho, do segmento conservação, manutenção e segurança, bem como por colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional. Seu objetivo é avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres, ações, projetos e documentos que irão apoiar a atuação do segmento e subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo

Educacional

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas, dos segmentos professores (ligado ao TPBS) e pais e responsáveis por alunos (ligado ao Consumo), bem como por colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional. Seu objetivo é avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres, ações, projetos e documentos que irão apoiar a atuação do segmento e subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo

Reciclagem

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas, do segmento reciclagem, bem como por colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional. Seu objetivo é avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres, ações, projetos e documentos que irão apoiar a atuação do segmento e subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo.

Mineral

composta por dirigentes de cooperativas, do segmento mineral, bem como por colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional. Seu objetivo é avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres, ações, projetos e documentos que irão apoiar a atuação do segmento e subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo.

Consultoria, Instrutoria e ATER

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas, do segmento consultoria, instrutoria e assistência técnica e extensão rural (ATER), bem como por colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional. Seu objetivo é avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres, ações, projetos e documentos que irão apoiar a atuação do segmento e subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo

Image
Ramo Transporte

Ramo Transporte


O Conselho Consultivo do Ramo Transporte é o órgão consultivo de apoio ao Sistema OCB que tem como missão uniformizar e valorizar o posicionamento institucional do Sistema OCB, fornecendo orientação estratégica e direção para as cooperativas de transporte brasileiras, e a atuação perante os Poderes constituídos, na busca do desenvolvimento das cooperativas, maximizando assim o exercício da representação político-institucional. É composto por presidentes e dirigentes de cooperativas de transporte, indicados pelas Organizações Estaduais da OCB.

Câmaras Temáticas:

Transporte de Cargas

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas de transporte de cargas, colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional com o objetivo de avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres e documentos que irão subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo Transporte

Transporte de Passageiros

composta por dirigentes e colaboradores de cooperativas de transporte de passageiros, colaboradores das Organizações Estaduais e da Unidade Nacional com o objetivo de avaliar, construir, propor orientações técnicas, pareceres e documentos que irão subsidiar o Conselho Consultivo do Ramo Transporte