imagem site coop

CooperJogos 2023: uma jornada de integração e cooperativismo

No último sábado, 2 de setembro, o cooperativismo do Distrito Federal e o espírito esportivo estiveram unidos para a realização da 21ª edição dos Jogos de Integração Cooperativista do Distrito Federal (Cooperjogos). Realizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF nas instalações do Sesi de Taguatinga Norte, o evento foi mais do que uma simples competição esportiva; foi uma celebração dos princípios cooperativistas que moldam as cooperativas do Distrito Federal.

O CooperJogos é um encontro anual que apresenta a oportunidade para cooperados, colaboradores e associados de diferentes cooperativas se reunirem, fortalecerem laços, promoverem a saúde e, claro, celebrarem os valores que fundamentam o cooperativismo. "O CooperJogos é realizado há 21 anos e tem sido uma referência, uma marca no cooperativismo do Distrito Federal, num ambiente que leva o pertencimento para quem está em um modelo de negócios baseado em valores e princípios e que tem como propósito estimular o bem-estar, a prática esportiva dentro dos ambientes cooperativistas. Nós tivemos relatos de cooperativas que seus colaboradores e associados se preparam o ano inteiro para participar do Cooperjogos, a partir de práticas esportivas. Isso tudo faz com que haja uma integração entre eles promovendo a saúde e a qualidade para todas e todos’’, pontuou Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF.

Carla Madeira, superintendente do SESCOOP/DF, também destacou o papel do evento na promoção da cultura da cooperação: "Um valor e uma missão do nosso sistema é o de promover a cultura da cooperação, a saúde e a qualidade de vida e por isso realizamos essas atividades. O espírito da união, integração e intercooperação nos move e isso extrapola os muros do nosso evento, vai para dentro das nossas cooperativas fortalecendo o que de fato é a nossa missão”, comentou ela.

Nesta edição, os participantes foram agrupados de acordo com os sete princípios cooperativistas, que são a base de todo o movimento cooperativo: participação econômica, intercooperação, autonomia e independência, livre adesão, conhecimento, gestão democrática e interesse pela comunidade. Isso não apenas adicionou um toque especial à competição, mas também enfatizou a essência cooperativista que guia cada equipe.

Durante todo o dia, as equipes competiram em diversas modalidades esportivas, incluindo vôlei, natação, futsal, futebol, corrida, queimada, dominó, sinuca, teste cooperativo, cabo de guerra e muito mais.

Mônica Licassali, coordenadora da cooperativa Recicle a Vida, comentou sobre a essência do cooperativismo, presente no Cooperjogos. "Hoje fiquei apenas como atleta reserva. Acabei não preenchendo vagas, mas o dia foi maravilhoso. Nossos cooperados trabalham em movimentos repetitivos diariamente e estamos sempre realizando atividades laborais para todos. Estar aqui é integrá-los a outras cooperativas, conviver com outros colegas e fortalecer os laços cooperativistas’’, disse ela.

Márcio Donizete, funcionário da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), elogiou a ideia do CooperJogos como uma oportunidade de ampliar o ciclo de amizades: "O CooperJogos é uma excelente ideia. Só faltam todas as cooperativas do DF aceitarem participar desse momento de interação para que possamos aumentar o ciclo de amizades. Essa é a 14ª edição que participo e estou contente em poder estar aqui por mais um ano’’, afirmou.

O CooperJogos não é apenas uma competição esportiva, mas sim uma celebração dos princípios cooperativistas que unem as cooperativas do Distrito Federal. Um evento que fortalece a cooperação, integração e a saúde de todos os envolvidos.

E as celebrações ainda não terminaram. Na noite do próximo dia 6, quarta-feira, será realizada da Solenidade do CooperJogos, onde serão eleitos o Mister e a Miss Cooperativista, destacando aqueles que personificam os valores cooperativos em sua forma mais pura. Será mais um momento para que os cooperados, associados e colaboradores possam estar integrados nas atividades promovidas pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF.

 

Conteúdos Relacionados