imagem site coop

Rumo ao BRC 1 Tri Nacional: Cooperativas de Crédito do DF unem forças para transformar realidades e alcançar meta

 

 

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu, na noite de terça-feira, 10, o primeiro Encontro do Ramo Crédito, reunindo as principais lideranças das cooperativas de crédito do Distrito Federal. O evento ocorreu no mês de celebração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, marcado para 19 de outubro, e teve como objetivo alinhar as expectativas para o ano de 2024, promovendo a interação das cooperativas de crédito com seus cooperados, considerando-as pilares essenciais para a economia circular e o desenvolvimento das comunidades.

 

O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, enfatizou a capacidade das cooperativas de crédito de estarem presentes em diversas regiões e impulsionarem o desenvolvimento econômico e social. Ele celebrou os 50 anos do Sistema em 2023 e delineou desafios futuros, incluindo um faturamento de 4 bilhões para as cooperativas do DF até 2027, contribuindo para alcançar o BRC 1 Tri nacional. "O cooperativismo de crédito é uma das vertentes que impulsionam esse desenvolvimento, não apenas nas comunidades, mas em toda a sociedade. Devemos trocar experiências e informações, pensando sistematicamente e trabalhando a intercooperação para uma sociedade mais justa e igualitária, com distribuição de renda a partir da filosofia que move o cooperativismo", ponderou Remy na abertura do encontro.

 

Após as apresentações iniciais, os participantes acompanharam um painel sobre "Os Impactos Positivos do Cooperativismo de Crédito na Sociedade", com destaque para o fato de que essas cooperativas representam 5,6#$-$#do PIB per capita no Brasil, além de apresentarem 45,1#$-$#no saldo comercial por habitante. O painel foi conduzido por representantes de instituições renomadas do ramo de crédito, incluindo Gleice Morais, Supervisora de Cidadania e Sustentabilidade no Sicoob; Carlos Canedo Júnior, Diretor de Negócios na Sicredi Planalto Central; Luiz Lesse, Diretor Presidente na Sicoob Executivo; e Edivaldo Oliveira, Conselheiro Administrativo do Sescoop-DF.

 

Posteriormente, Igor Montenegro, CEO da Qualitatis LTDA, proferiu uma palestra com o tema "Apoiando Pessoas, Impulsionando Negócios e Transformando Comunidades". Igor apresentou ferramentas importantes sobre como as cooperativas de crédito podem transformar as comunidades em que estão inseridas. Ele propôs ideias, como, por exemplo, as cooperativas de crédito ofertarem crédito para consumo consciente e produção responsável, apoiarem iniciativas que utilizem boas práticas de produção, apoiar projetos de reciclagem e intercooperação com cooperativas de reciclagem, incentivar empresas cooperadas a avaliarem a pegada ambiental, incentivar a redução das emissões de CO², entre outras sugestões. Montenegro finalizou dizendo que "o grande propósito das cooperativas de crédito é tornar o mundo um lugar melhor. Fazer dinheiro é consequência disso. O compromisso cooperativista é transformar o mundo".

 

Carla Madeira, superintendente do Sescoop/DF, destacou que o evento reforça o trabalho que o Sistema tem desenvolvido nos últimos anos com o objetivo de fortalecer a intercooperação. "O nosso planejamento para 2024 já começou. Iniciamos com o Encontro dos Executivos, onde todos os ramos se encontraram. Depois, tivemos encontros e reuniões técnicas, discutindo as temáticas específicas de cada ramo. Por exemplo, na última sexta-feira, tivemos o Encontro das Cooperativas de Reciclagem, e hoje estamos realizando o Encontro do Ramo Crédito. A ideia é validar com nossas cooperativas o que é possível alcançar em termos de metas para os próximos anos, focados no objetivo de atingir 1 trilhão de faturamento em 2027", ponderou Carla.

 

Segundo Ronan Pinheiro, Analista de Monitoramento e Cooperativismo, o evento marca uma série de ações para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no DF, reforçando o papel que essas cooperativas desempenham no contexto econômico e social, alinhadas com as diretrizes do Sistema OCDF-SESCOOP/DF para um futuro mais colaborativo e sustentável. Além dos citados acima, também estiveram presentes Alexandre Machado, Vice Presidente Sistema OCDF e Miguel Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob – CCS.

Conteúdos Relacionados