imagem site coop

Concluída a primeira turma de MBA voltado a cooperativas de crédito

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu, na noite da última segunda-feira, 20 de novembro, a cerimônia de encerramento da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica em Cooperativas de Crédito. A atividade foi concluída graças a uma parceria firmada entre o SESCOOP/DF e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e durou 18 meses, fornecendo conteúdos relevantes para 31 alunos, colaboradores de cooperativas que integram o cooperativismo de crédito do Distrito Federal.

O MBA totalizou 432 horas de aulas e ofereceu aos participantes um amplo conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais para o setor das cooperativas de crédito. O programa foi realizado por meio de uma plataforma online da PUC Minas, onde os alunos foram expostos a uma extensa gama de conteúdos e incentivados a atuar com excelência no dia a dia de suas organizações.

Os conteúdos incluíram temas relacionados à história e doutrina cooperativista, sociologia da cooperação, legislação cooperativista, gestão e governança, marketing e comunicação, elaboração de projetos em cooperativas, além de criatividade, inovação e empreendedorismo.

Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, celebrou a conclusão da primeira turma do MBA, parabenizou os participantes e salientou que a disseminação do conhecimento proveniente da atividade terá impacto significativo no desenvolvimento profissional de todos, e, por conseguinte, nas atividades desempenhadas pelas cooperativas de crédito atuantes no Distrito Federal. O dirigente também destacou o papel do SESCOOP/DF, que está sempre se aperfeiçoando para permitir o desenvolvimento dessas organizações.

noticia df 2

"Estamos sempre prontos para possibilitar e acompanhar o progresso das nossas cooperativas. Estamos continuamente elevando o padrão dos nossos serviços para continuar atendendo às necessidades e oferecer soluções, ferramentas, oportunidades de mercado, cursos, enfim, capacitações de alto nível para agregar conhecimento às organizações e às pessoas que compõem o cotidiano delas," pontuou Remy aos participantes.

O docente da PUC Minas e profissional com ampla experiência no mercado financeiro, sobretudo no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, José Carlos Assunção, também parabenizou os cooperados pela conclusão do MBA. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da gestão no âmbito do cooperativismo. “É sobre nós, gestores, sobre nossos ombros, sobre nossa mente, sobre nossas ações que repousa a grande transformação. As cooperativas têm conselhos de administração fantásticos e isso é importante. Mas, se não houver uma gestão, e a gestão não contar com pessoas no operacional que realmente saibam fazer com que a estratégia seja uma realidade todo dia, a gente vai estar caminhando para o lado errado,” comentou ele.

Com 22 anos de vivência no cooperativismo, Cileane Arruda, da Sicoob Nova Central, foi uma das participantes beneficiadas pela realização do MBA. Durante a cerimônia, ela relatou a experiência de poder aprofundar conhecimentos e habilidades específicas para as cooperativas de crédito, parabenizou o SESCOOP/DF e a PUC Minas pela promoção da atividade, destacou que o caminho até a conclusão foi repleto de obstáculos, e assegurou que as organizações que integram o cooperativismo de crédito do Distrito Federal têm muito a evoluir. “Não foi uma tarefa fácil. Cada aluno foi muito guerreiro para poder concluir esse MBA. Governança é um pilar extremamente importante dentro de uma organização, mas a atualização precisa ser constante para que possamos levar esse movimento que representamos cada vez mais para frente,” concluiu ela. 

noticia df 3

Conteúdos Relacionados