imagem site coop

Lideranças cooperativistas iniciam a elaboração do planejamento estratégico para 2024

As lideranças do cooperativismo do Distrito Federal estiveram reunidas nesta quinta-feira, 21 de setembro, para a realização da nova edição do Encontro de Executivos de Cooperativas do DF. O evento foi organizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF e reuniu mais de 70 líderes, representando o início dos trabalhos de elaboração do plano de trabalho participativo e do planejamento orçamentário do Sistema para o ano de 2024.

A superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, foi responsável por abrir o evento, dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância de planejar o futuro em colaboração com as cooperativas atuantes no DF. A dirigente também ressaltou brevemente a importância do uso de dados para a construção de um planejamento assertivo, tema que norteou as atividades desta edição do encontro. "As mudanças são necessárias para vocês (cooperativas) e para o SESCOOP também. Temos que analisar e entender o que é preciso mudar, ver o que é preciso começar. Vamos juntos fazer essa reflexão e encontrar o melhor caminho para termos um cooperativismo ainda mais forte no Distrito Federal", pontuou Carla.

Em seguida, as lideranças acompanharam uma palestra sobre "data driven", ou seja, a gestão orientada por dados, aquela que toma todas as decisões baseadas em informações concretas e analisadas. O assunto foi abordado por Manu Falcão, gerente regional de recursos humanos da Ancar Ivanhoe e head da Universidade Corporativa do Varejo. A especialista conduziu os participantes do encontro a uma imersão na cultura de dados, ressaltando a influência desse tema na tomada de decisões e na elaboração de soluções. De acordo com ela, "dados vão além de números; são informações valiosas que nos permitem ter uma compreensão mais próxima da realidade".

Manu aproveitou a ocasião para destacar a importância da transformação e explicou a diferenciação entre organizações tradicionais e transgêneros, conservadoras e inovadoras. Ela conectou o assunto com a cultura de dados por meio de uma atividade prática e concluiu afirmando que "é crucial que as organizações (cooperativas) saibam utilizar dados para impulsionar a gestão estratégica".

O encontro seguiu com uma apresentação da gerente-geral do SESCOOP/DF, Geâne Ferreira, que destacou as atribuições da organização que fomenta o cooperativismo no Distrito Federal. Ela também reforçou a importância da análise de dados para o funcionamento da instituição e, para isso, citou algumas ferramentas disponibilizadas pelo Sistema que fornecem dados precisos e auxiliam nos diagnósticos dos índices de maturidade de gestão e governança das cooperativas, como o SouCoop e o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Geâne apresentou, ainda, as orientações que irão conduzir a elaboração do plano de trabalho para 2024 e anunciou que a formulação deste planejamento ocorrerá por meio de reuniões, onde as cooperativas do DF, divididas por ramos, poderão apresentar suas demandas, para que o cooperativismo seja fomentado e fortalecido ao longo do próximo ano.

Durante o encontro, foram anunciadas algumas novidades que serão implantadas acerca do uso de ferramentas e soluções capazes de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo no DF a partir do ano que vem. Uma delas é a utilização do Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), uma ferramenta de gestão de projetos de capacitação profissional que já é utilizada por analistas das unidades estaduais do SESCOOP. Para 2024, espera-se que a ferramenta possa estar acessível também para as cooperativas.

Outra novidade apresentada durante o encontro foram os primeiros Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas (ADC) formados pelo SESCOOP/DF. O agente é uma figura responsável pelo diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento para os cooperados e assim proporcionar ações mais efetivas e alinhadas às demandas do setor cooperativista. 

Uma segunda turma de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas será formada em breve pelo SESCOOP/DF, visando fortalecer ainda mais esse programa e garantir a difusão do conhecimento em todas as cooperativas do Distrito Federal.

 

Conteúdos Relacionados