'Fórum discute revitalização do ramo educacional'
Resgatar as ações voltadas para as cooperativas de Educação e discutir o Programa de revitalização do ramo no Estado. Esses foram alguns dos temas tratados no Fórum das Cooperativas Educacionais, que aconteceu no dia 02 de outubro na sede da OCB/Sescoop-MT. Num encontro inédito, 13 cooperativas educacionais - Cooperar, Coopesm, Ceac, Coeduc, Coopeq, Coopema, Cooperchagui, Educanobres, Cooperbugres, Coopersino, Coopes, Coopeai e Cooperensino, reuniram-se para avaliar e discutir o posicionamento estratégico e tendências para o ramo.
Em 2012, o Sescoop-MT realizou de 18 visitas a cooperativas do ramo, assessorando na estruturação contábil, tributária, legalização cooperativa e aplicando ferramentas de monitoramento. Desse trabalho, resultaram os indicativos que foram discutidos no fórum. Outro destaque do evento foi a apresentação dos impactos da Lei 12.690/12, que regulamenta as cooperativas de trabalho e sua implicação para as cooperativas educacionais. Segundo Dr. Carlos Paes de Oliveira, assessor jurídico da OCB/Sescoop-MT, as cooperativas terão que passar por uma reforma estatutária. Ainda na pauta do encontro estava a discussão de uma proposta de padronização de serviços como contabilidade, assessoria jurídica e tributária, assessoria operacional e pedagógica, para a melhorias nas práticas de governança e na gestão do negócio. Ao final dos trabalhos, com o objetivo de traçar estratégias de atuação e melhorias no ramo, foi criado um grupo de trabalho composto pelas cooperativas Cooperar, Coopersino, Coeduc e Cooperensino. Segundo a associada Janete, da COOPES, destaca a importância da preservação do cooperativismo nas escolas. “A história das cooperativas é de sucesso, um trabalho de formiguinha, temos que crescer sem perder a identidade de cooperativa. Precisamos de um modelo que nos diferencie das demais escolas”, afirmou ela.
Segundo a coordenadora de acompanhamento e gestão de Cooperativas do Sescoop-MT, Maria Gladis dos Santos, o fórum a estratégia está no trabalho em conjunto. “O fórum educacional foi a consolidação de um trabalho de monitoramento que levantou oportunidade de melhorias às cooperativas. O resultado de tudo foi a participação de todos aqui, que permeou as discussões e decisões pela sustentabilidade e longevidade nos negócios”, afirmou a coordenadora que realiza um trabalho semelhante no ramo transporte.
As ações voltadas para os ramos iniciaram após o planejamento 2008/2012, que levantou a demanda de organizar e estruturar essas cooperativas. Em 2009 iniciaram as ações com as cooperativas educacionais; em 2010 foi a vez das cooperativas de Transportes; e em 2011 iniciaram os trabalhos com o agronegócio (grãos) e o agro familiar (leite). Segundo o superintendente da OCB/Sescoop-MT, Adair Mazzotti, as ações legitimam as ações da OCB/Sescoop-MT. “Pensar estrategicamente para agregar mais valor as cooperativas através dos programas, contribuir para melhoria dos processos e serviços prestados pelas cooperativas a seus associados, esse é o papel do nosso sistema”, afirmou Mazzotti.
Ao todo 23 participantes levantaram as ações e prioridades para o planejamento estratégico que será levado para discussão com o grupo geral dos ramos.
Assessoria OCB/Sescoop-MT |
Representantes de cooperativas de ensino discutem diretrizes do ramo. |
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Resgatar as ações voltadas para as cooperativas de Educação e discutir o Programa de revitalização do ramo no Estado. Esses foram alguns dos temas tratados no Fórum das Cooperativas Educacionais, que aconteceu no dia 02 de outubro na sede da OCB/Sescoop-MT. Num encontro inédito, 13 cooperativas educacionais - Cooperar, Coopesm, Ceac, Coeduc, Coopeq, Coopema, Cooperchagui, Educanobres, Cooperbugres, Coopersino, Coopes, Coopeai e Cooperensino, reuniram-se para avaliar e discutir o posicionamento estratégico e tendências para o ramo.
Em 2012, o Sescoop-MT realizou de 18 visitas a cooperativas do ramo, assessorando na estruturação contábil, tributária, legalização cooperativa e aplicando ferramentas de monitoramento. Desse trabalho, resultaram os indicativos que foram discutidos no fórum. Outro destaque do evento foi a apresentação dos impactos da Lei 12.690/12, que regulamenta as cooperativas de trabalho e sua implicação para as cooperativas educacionais. Segundo Dr. Carlos Paes de Oliveira, assessor jurídico da OCB/Sescoop-MT, as cooperativas terão que passar por uma reforma estatutária. Ainda na pauta do encontro estava a discussão de uma proposta de padronização de serviços como contabilidade, assessoria jurídica e tributária, assessoria operacional e pedagógica, para a melhorias nas práticas de governança e na gestão do negócio. Ao final dos trabalhos, com o objetivo de traçar estratégias de atuação e melhorias no ramo, foi criado um grupo de trabalho composto pelas cooperativas Cooperar, Coopersino, Coeduc e Cooperensino. Segundo a associada Janete, da COOPES, destaca a importância da preservação do cooperativismo nas escolas. “A história das cooperativas é de sucesso, um trabalho de formiguinha, temos que crescer sem perder a identidade de cooperativa. Precisamos de um modelo que nos diferencie das demais escolas”, afirmou ela.
Segundo a coordenadora de acompanhamento e gestão de Cooperativas do Sescoop-MT, Maria Gladis dos Santos, o fórum a estratégia está no trabalho em conjunto. “O fórum educacional foi a consolidação de um trabalho de monitoramento que levantou oportunidade de melhorias às cooperativas. O resultado de tudo foi a participação de todos aqui, que permeou as discussões e decisões pela sustentabilidade e longevidade nos negócios”, afirmou a coordenadora que realiza um trabalho semelhante no ramo transporte.
As ações voltadas para os ramos iniciaram após o planejamento 2008/2012, que levantou a demanda de organizar e estruturar essas cooperativas. Em 2009 iniciaram as ações com as cooperativas educacionais; em 2010 foi a vez das cooperativas de Transportes; e em 2011 iniciaram os trabalhos com o agronegócio (grãos) e o agro familiar (leite). Segundo o superintendente da OCB/Sescoop-MT, Adair Mazzotti, as ações legitimam as ações da OCB/Sescoop-MT. “Pensar estrategicamente para agregar mais valor as cooperativas através dos programas, contribuir para melhoria dos processos e serviços prestados pelas cooperativas a seus associados, esse é o papel do nosso sistema”, afirmou Mazzotti.
Ao todo 23 participantes levantaram as ações e prioridades para o planejamento estratégico que será levado para discussão com o grupo geral dos ramos.
Assessoria OCB/Sescoop-MT |
Representantes de cooperativas de ensino discutem diretrizes do ramo. |
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