Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Novas Lideranças

Buscar soluções inovadoras para desafios como promoção da diversidade, da equidade e da inclusão e impulsionar as lideranças femininas e lideranças jovens pode até ter ganhado destaque no mundo corporativo nos últimos anos, mas sempre fez parte da essência cooperativista.

Por aqui, impulsionar a governança e adotar práticas e políticas modernas, preparando líderes atuais e futuras lideranças para assumirem espaços de protagonismo, é mais que uma iniciativa em ESG, é honrar o ponto central do nosso modelo de negócio: as pessoas.  

O que é o Programa Novas Lideranças?

Imagem de rawpixel.com no Freepik
O Programa Novas Lideranças surgiu para atender à necessidade de trabalhar temas essenciais, como a promoção de lideranças femininas, o estímulo às lideranças jovens, a inclusão de grupos minoritários e a sucessão nas cooperativas.

Ele teve como base iniciativas como Somos Líderes e Semeando Futuros, trazendo uma abordagem mais abrangente e atualizada e reafirmando a importância de preparar jovens, mulheres e demais públicos pertencentes a minorias para assumirem papéis de liderança, ao mesmo tempo em que capacitamos a governança das cooperativas para adotarem uma cultura mais inclusiva.
O programa consiste em uma jornada de capacitação em formato híbrido, composta por 5 módulos abrangentes. Essa jornada inclui cursos oferecidos pela CapacitaCoop, webinários, assessments, mentorias, que proporcionam uma formação completa e adaptada às necessidades dos participantes. Através desse programa, queremos fortalecer o crescimento desses grupos e construir um futuro com mais diversidade e inclusão.

Novas Lideranças e os comitês

A jornada de capacitação se relaciona diretamente com dois importantes comitês consultivos do Sistema OCB: o Comitê de Mulheres (Elas pelo Coop) e o Comitê de Jovens (Geração C). Esses comitês validam as entregas do programa, garantindo sua eficácia e alinhamento com as necessidades do cooperativismo.

Principais benefícios

Ao participar do Programa Novas Lideranças, os cooperados têm a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para o cooperativismo do século XXI. Além disso, as cooperativas que adotam esse programa se destacam no mercado ao promoverem a diversidade, equidade e inclusão, alinhando-se às práticas modernas de mercado e se preparando para um futuro mais inclusivo e sustentável.

Promova Novas Lideranças em sua cooperativa

Você pode tornar essas transformações ainda mais significativas fazendo parte do Programa Novas Lideranças e promovendo a diversidade, equidade e inclusão em sua cooperativa!

Quer fazer parte desse time? Consulte sua Organização Estadual ou clique no link para saber mais.