Notícias

crianças e professora.
foto: fulano

Cooperativas de Consumo de MT garantem educação, inclusão e qualidade de vida

Vanguardista, o Ramo Consumo deu origem ao movimento cooperativista na Inglaterra, em 1844. Ele reúne tradicionalmente as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados como, por exemplo, os supermercados e as farmácias cooperativas. O propósito do ramo é somar o poder de compra de todos, reduzindo custos e oferecendo melhor atendimento aos cooperados.

       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

criancas e professora

Em Mato Grosso, participam desta denominação cinco cooperativas, sendo quatro escolares, o que as caracterizam como cooperativas de consumo de serviços, e mais uma de consumo de produtos. De acordo com dados do Sistema OCB/MT, juntas elas somaram em 2022 cerca de 2,90 mil cooperados e empregaram 94 pessoas diretamente. No estado, elas são mais voltadas para a área educacional, sendo que uma delas é composta apenas por pais que se organizaram a fim de contratar os serviços de profissionais da educação para seus filhos. enquanto outras três são mistas, ou seja, tem a gestão compartilhada entre pais – sendo eles a maioria – e profissionais da educação.

 

 

 

 

 

Titulo 2

Em 2022, as cooperativas educacionais do ramo Consumo no estado foram responsáveis por matricular 1,77 mil alunos, sendo o maior número registrado até o momento, o que aponta a qualidade do ensino cooperativista e o valor que tem para a sociedade na formação de futuros cidadãos que se preocupam com a comunidade, meio ambiente e diversidade.

Além disso, por meio dessa metodologia de ensino, ao invés de desenvolverem o espírito competitivo individualista, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, buscando soluções que considerem a inclusão social e a cooperação, o que tende a causar impactos positivos na sociedade em geral no futuro.

No tocante à cooperativa de consumo, ainda que seja apenas uma, seu papel é fundamental para os 150 cooperados, uma vez que ela tem atuado na melhora do poder de compra dos associados de forma que estes consigam adquirir produtos conjuntamente com preços mais justos. Isso ganha ainda mais dimensão quando consideramos que uma parte desses cooperados possui renda próxima a um salário mínimo. Isso torna o papel da cooperativa fundamental para a manutenção da qualidade de vida, redução das externalidades negativas do crescimento econômico desigual e até mesmo da segurança alimentar dos cooperados.

As cooperativas do ramo Consumo em Mato Grosso, portanto, são mais do que um estabelecimento comercial e instituições de ensino. São espaços de cooperação, integração e transformação social, que visam o bem comum e a qualidade de vida de todos. Além disso, geram empregos, renda e contribuem para o aumento do poder de compra do cooperado.

 

Baixe o material aqui.

Nota de rodapé

EXPOAPRAS: Frimesa apresenta novidades em sua linha de produtos na Feira de Supermercados

A nova linha Frimesa Fogo & Sabor, com produtos para churrasco e refeições especiais, será apresentada pela cooperativa paranaense na 41ª ExpoApras – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, que será realizada de 16 a 18 de abril, no ExpoTrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O evento tem a participação de 14 cooperativas paranaenses e do Sistema Ocepar.

Suínos e leite

A cooperativa, que tem sede em Medianeira, no Oeste do Paraná e industrializa suínos e leite, levará à feira o mix de produtos composto por cortes suínos in natura especiais, linguiças frescais e defumadas e os tradicionais acompanhamentos, queijo coalho e pão de alho. A proposta é valorizar ainda mais a versatilidade e o custo-benefício da carne suína. Na categoria dos lácteos, a Frimesa apresenta também as novidades na linha, iogurte natural garrafa 850 g, iogurtes copo 165g sabor grãos e grãos com morango, Flan Chocolate com calda caramelo e manteiga extra com sal e sem, em tablete 200g.

Espaço Paraná Cooperativo

O portfólio da Frimesa poderá ser conferido no Espaço Paraná Cooperativo, destinado à mostra das cooperativas. Além disso, quem visitar o estande poderá viver a experiência do óculos virtual 360º, que proporciona um passeio por dentro do frigorífico da Frimesa, localizado em Assis Chateaubriand (PR), considerado o maior da América Latina. A ExpoApras é um dos mais importantes eventos do segmento supermercadista brasileiro e foi ampliado em 3500 metros em relação ao ano anterior. Nesta edição, reúne mais de 450 marcas expositoras com os principais lançamentos, tendências e tecnologias voltadas ao setor.

Sobre a Frimesa

A cooperativa Central Frimesa tem 46 anos de atuação e une cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato. Juntas, elas somam 2189 produtores de leite e 1083 suinocultores. São mais de 13 mil colaboradores em suas unidades. Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para diversos países. O investimento em novas tecnologias resultou em um portfólio completo com 510 produtos, 48 mil clientes ativos, 9 filiais de venda e 11 centros de distribuição.

Quarta maior

A Central é a quarta maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil em recebimento de leite. É a 42ª marca com maior índice de consumo em todo o país, de acordo com a décima edição do Brand Footprint, um ranking desenvolvido pela Kantar, empresa global de pesquisa de mercado, que identifica as marcas preferidas dos consumidores brasileiros.

1expo apras frimesa 11 04 2024 718 478 90 2expo apras frimesa 11 04 2024 718 403 90

Sescoop/RN inicia novas turmas do Aprendiz Cooperativo (2)

"

Natal (27/1) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (Sescoop/RN) deu início a duas novas turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, iniciativa que proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. O programa oferece formação cidadã pautada nos valores cooperativistas.

Os jovens possuem entre 15 e 22 anos e são encaminhados pela própria cooperativa para receberem a Formação Teórica no Sescoop/RN. A turma da manhã (foto acima) é composta por sete alunos, todos aprendizes da Unimed/Natal. Eles estão concluindo a unidade básica, com o módulo de Introdução a Administração, professora Elione Cordeiro. A previsão é que a turma seja concluída em julho.

Já a turma da tarde possui 17 alunos, sendo 16 aprendizes da Unimed-Natal e 01 da Cooptax Natal. A turma está concluindo o módulo de Cooperativismo com a professora Eloisa Helena, dentro da unidade básica e tem previsão de conclusão para o final do ano.

De acordo com a Pedagoga responsável pela Formação Profissional do Sescoo/RN, Patrícia Senna, o Programa tem por objetivo promover a formação integral dos jovens, apresentando-lhes desafios que desenvolvam competências e atitudes proativas. “Mais do que centrado em conteúdos específicos, o Aprendiz Cooperativo pretende formar pessoas comprometidas com valores sociais e princípios de solidariedade próprios da vida cidadã”, explica.

Para concretizar o que indica a Lei da Aprendizagem, O Sescoop/RN oferece uma alternativa de educação que prepara jovens para enfrentar os problemas da vida cotidiana, conviver e participar da vida social e laboral.

(Fonte: Sescoop/RN)

"

Sistema OCB celebra meio século da OCB/AM

Na última sexta-feira (24), a Organização das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB/AM) celebrou seus 50 anos com um jantar de confraternização. O Sistema OCB foi representado com a presença da gerente geral do Sescoop, Karla Tadeu Duarte de Oliveira.

A OCB amazonense desempenha papel importante no desenvolvimento do cooperativismo do estado e contribui para a geração de empregos, o aumento de renda, o crescimento econômico e a prosperidade social. A atuação da entidade abarca desde a representação institucional e atuação sindical até a promoção de formações e educação profissional, monitoramento, gestão e desenvolvimento sustentável.

Para a gerente-geral do Sescoop, o cooperativismo do Amazonas se consolida como um modelo de negócio que atrai a população local principalmente nos setores de crédito, agropecuária, transporte e saúde. "Esses segmentos concentram a maior parte dos associados do estado. Isso é reflexo da confiança dos amazonenses no poder transformador e colaborativo das cooperativas" disse.

Durante o evento, Karla destacou a importância do cooperativismo como filosofia de vida socialmente responsável, capaz de levar desenvolvimento aonde quer que vá. "Hoje a celebração não evidencia apenas um marco temporal, mas de uma trajetória que sempre teve e continuará a ter as portas abertas para aqueles que desejam conhecer e implementar o  sistema cooperativista", declarou.

José Merched Chaar, presidente da OCB/AM, considerou que o caminho percorrido com desafios e conquistas refletem o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no movimento cooperativista do Amazonas. Ele explicou que o compromisso da entidade será sempre impulsionar a prosperidade, o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade. "Nossas cooperativas são agentes de mudança, geram emprego e promovem o desenvolvimento das nossas comunidades. Contribuímos para a qualidade de vida dos nossos cooperados e suas famílias", concluiu

Prepare sua Cooperativa para a AGO

Estamos na temporada de realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) das cooperativas! 

Atenção gestores: o prazo é até 31 de março, exceto para o Ramo Crédito que pode realizar a AGO até o final de abril.

As coops podem optar por realizar a AGO nos formatos digital ou semipresencial 

Acesse a CapacitaCoop e confira o curso sobre Assembleias na Prática: https://in.coop.br/AssembleiaPratica  

Confira o e-book sobre como realizar Assembleias Digitais: https://in.coop.br/AssembleiaDigital

 

Cooperativismo é tema de reportagem especial na Band TV

A Rede Bandeirantes destacou na última sexta-feira (30) o poder do cooperativismo em reportagem especial veiculada no Jornal da Band. Além disso, durante os intervalos da programação do canal, também foram veículos vídeos com resumos dos episódios da primeira temporada do projeto SomosCoop na Estrada, apresentado pela jornalista Glenda Kozlowski, que também comanda o programa Show do Esporte aos domingos.

Exemplos concretos das atividades e serviços prestados pelas coops foram destaque na reportagem. Para isso, a equipe de jornalismo da Band gravou na Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps), uma das principais prestadoras de serviço de reciclagem de São Paulo; em uma unidade da Unimed do Brasil em São Paulo; e na Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), responsável pela limpeza pública de Porto Alegre (RS).

A reportagem também mostrou como o modelo de negócios cooperativista movimenta o país no agronegócio, crédito, consumo, infraestrutura, transporte, trabalho, produção de bens e serviços. Foram salientados os indicadores mais relevantes do setor, como número de empregos gerados, o faturamento (chamado de ingressos) apurado e o crescimento de cooperados que já chega a 18,8 milhões, o que representa 8#$-$#da população brasileira.

Confira matéria completa sobre a reportagem no site do SomosCoop

Cooperativa dos Médicos Intensivistas do Ceará – COMINT emite comunicado acerca de seu encerramento de contrato com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

A Cooperativa dos Médicos Intensivistas do Ceará Ltda. – COMINT veio a público, ontem (02/08), comunicar que o contrato SESA-COMINT (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará) em vigor se encerra no próximo dia 5 de agosto, sexta-feira próxima e, a partir desta data, nossos cooperados não terão mais obrigação legal de comparecer aos plantões nas UTIs da rede SESA.

A COMINT e seus cooperados foram reconhecidamente um diferencial positivo durante os longos meses da pandemia de COVID-19 salvando milhares de vidas e há 22 anos tem mantido produtiva parceria com os hospitais da rede SESA, prestando assistência intensiva aos pacientes SUS internados nas UTIs dos hospitais HGF, H. de Messejana, H. César Cals e H. São José, incluindo os cuidados à beira do leito, organização e gestão dos serviços intensivos e também colaborando na formação e capacitação de médicos nas áreas de Medicina Intensiva, Clínica Médica, Cardiologia, Pneumologia, Cirurgia Cardiovascular Geral e Pediátrica, Cardiopediatria, Cirurgia Torácica, Anestesiologia, Infectologia, etc.).

Confira o comunicado completo clicando aqui. 

1ª fase do Hospital Unimed Ibiapaba será entregue em outubro

O investimento trará mais saúde e cuidados aos beneficiários com atendimento rápido e seguro para a região da Serra da Ibiapaba. São aproximadamente 1000 metros quadrados de área construída. 

 

O Sistema Unimed entende que o sucesso de sua organização é o beneficiário em primeiro lugar, com foco na manutenção da sua saúde, por meio do acompanhamento contínuo e o acesso rápido às suas unidades, buscando-se reduzir riscos de adoecimento e promovendo a adequada assistência, em caso de doença e reabilitação. 

 

Pensando nisso, a Unimed Sobral anunciou a inauguração da primeira etapa de seu Hospital na Serra da Ibiapaba, localizado na cidade de Tianguá. O obra encontra-se na fase final e terá aproximadamente 1.000 metros quadrados de área construída, proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento dos milhares de beneficiários.  

 

Tecnologia que auxilia no cuidado com a vida 

O Dr. Carlos Arcanjo, presidente da Unimed Sobral, informa que unidade contará com pronto-atendimento, consultórios de especialidades, setor administrativo, terapias e centro de imagens como tomografia, raio X e ultrassonografia, para isso para garantir mais qualidade de vida aos beneficiários Unimed da Serra da Ibiapaba e região. A previsão de entrega do complexo é outubro de 2021.  

 

“O HUI está preparado e com a equipe treinada para atender as demanda da região, dispondo de tecnologia de ponta. Nossa nova unidade dispõe de estrutura grandiosa, com assistência personalizada, diagnósticos de imagens e medicina preventiva e diversos outros serviços”. Dr. Carlos Arcanjo completamente: “Estamos nos preparando para em breve receber os nossos usuários em nossa nova casa, aliás, em sua nova casa”. 

 

Parcerias do Sistema OCDF oferecem benefícios às cooperativas do DF

O Sistema OCDF acaba de fechar uma parceria com a ISconecte, empresa da área de telecomunicações, para oferecer às cooperativas do Distrito Federal vantagens na assinatura de planos de telefonia móvel, internet banda larga e rastreamento veicular.

De acordo com a Superintendente da OCDF, há diversas opções de planos, com tarifas bem abaixo das praticadas no mercado. "O acordo já foi fechado, mas ainda não começamos a operar. A partir do momento em que a cooperativa nos procurar para implantação das linhas telefônicas, apresentaremos os vários planos, com tabelas diferentes de preços", explica Sônia Miranda.

Outro convênio, firmado no ano passado com a Premium Saúde, oferece benefícios nos preços de planos de saúde. As cooperativas que estiverem em situação de adimplência com o Sistema poderão firmar contrato com a OCDF para implantar plano de saúde para seus funcionários e associados. Cada beneficiário pagará valores correspondentes à tabela por faixa etária.

A Premium Saúde conta com dois tipos de planos: Bronze, que garante acesso livre a consultas e exames, mas não dá direito à internação; e Personnalité, um plano completo, com internação.

Outra parceria de sucesso é com o SESC-DF. As cooperativas podem fazer a inclusão de seus associados e cooperados ao convênio para utilizar todos os benefícios que o SESC oferece nas áreas de turismo e lazer, educação, saúde, esporte, alimentação, cultura e ação social. O valor pago, por família, é de R$ 30,00 mensais.

As cooperativas interessadas em aderir a um desses convênios podem entrar em contato com Sônia Miranda, na OCDF, pelos telefones: 61 3312.8916 e/ou 61 3312.8900.

 

 

Inscrições abertas para o 6º EBPC

 Você sabia que além de inspirar muita gente a fazer negócios de um jeito mais humanizado e coletivo, o cooperativismo é também uma fonte inesgotável de assuntos para a pesquisa acadêmica? É por isso que o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) vem crescendo a cada edição.

Neste ano, o 6º EBPC ocorre de 2 a 6 de agosto, de forma online, junto com a 59ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). A ideia é aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas ao campo e a todos os ramos do cooperativismo brasileiro.

O tema deste ano é Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais.

 

INSCREVA-SE

As inscrições estão abertas ao público e com descontos especiais para estudantes, agricultores familiares e associados de cooperativas. Basta se inscrever por aqui.