2ª Corrida da Cooperação teve participação de quatro mil atletas

"

Belo Horizonte, 9/7/2013 - Uma manhã de esporte, integração e solidariedade. Nesse clima, aconteceu no último domingo (07/07), na Praça Nova da Pampulha, em Belo Horizonte, a 2ª edição da Corrida da Cooperação. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg, celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado mundialmente no primeiro sábado de julho. A proposta tinha como objetivo aproximar a sociedade dos valores e princípios cooperativistas, difundindo ainda os benefícios do segmento, por meio da prática esportiva. Prestigiaram o evento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o conselheiro do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, e o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

Cerca de quatro mil pessoas participaram do evento, que reuniu cooperados, atletas amadores e profissionais, famílias inteiras e amantes do esporte, todos agraciados com uma medalha de participação ao final do percurso. Foram disputadas provas de 05 e 10 quilômetros de corrida, nas categorias feminino e masculino, além de caminhada geral de 03 quilômetros. Os cinco primeiros colocados das categorias de corrida receberam troféus de premiação.

"Esse é um evento muito importante para dar visibilidade ao cooperativismo, para que a sociedade passe a enxergar com mais ênfase sua contribuição e tudo que ele faz para melhoria não só da economia, mas da qualidade de vida das pessoas. As cooperativas têm como um dos seus valores participar ativamente da comunidade em que esta inserida e, por isso, desenvolvemos projetos de promoção social como a Corrida da Cooperação e tantos outros", frisou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, durante o evento. 

Alguns atletas apoiados por cooperativas se destacaram no evento. Foi o caso do primeiro colocado da corrida de 05 quilômetros, Wesley Sérgio, que conta com a ajuda do Sicoob Credimac, da cidade de Martinho Campos. "Faço treinamento profissional pela Casa do Corredor e hoje estou representando a cooperativa da minha cidade", contou Wesley, que ficou em segundo lugar na mesma categoria no ano passado.

O vencedor da prova de 10 quilômetros, apoiado pela Unimed Barbacena, Valdir Marcos de Almeida, ainda corre como amador, mas pretende melhorar os resultados a cada dia e trabalhar para concorrer como profissional. "É a primeira corrida que participo em BH e fiz um ótimo resultado. Gostei muito do evento, principalmente da organização, e pretendo voltar no ano que vem", frisou Almeida, orgulhoso de levar o título para sua cidade natal.

O Sicoob Credisãogonçalo, da cidade de São Gonçalo do Pará, participou com um grupo de 15 atletas, e a Cooperouro, de Ouro Preto, levou mais de 20 corredores. "Temos um programa de saúde ocupacional na cooperativa, com médicos, nutricionistas e educador físico, a fim de que as pessoas tenham acesso a exercícios físicos. Participar deste evento esportivo serve para motivar as pessoas a manter as atividades do dia a dia", explicou o presidente da Cooperouro, Joaquim Silva.

Houve ainda uma participação especial do grupo Atividade Física Adaptada (AFA), do Programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim. Aproximadamente 50 pessoas com deficiência, acompanhados de 15 profissionais do projeto, entre professores, assistentes sociais e psicólogos, fizeram a caminhada de 03 quilômetros. "Sempre participamos dos circuitos que dispõe de atividades físicas adaptadas. Às vezes, devido à locomoção, ficamos restritos às nossas casas ou complexos esportivos e as corridas são momentos de estarmos mais livres e mais incluídos no meio da sociedade", explicou o atleta, Marcos Simão, que possui deficiência motora.

Com cunho social, a Corrida da Cooperação promoveu a arrecadação de dois quilos de alimentos não perecíveis durante o período de inscrições. Ao todo, cerca de oito toneladas de donativos foram arrecadados e serão encaminhados para instituições beneficentes da capital e da Região Metropolitana.

(Fonte: Sistema Ocemg)

"

Conteúdos Relacionados