Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Qual é sua dúvida?

1. O que é uma cooperativa?

Sabe aquele ditado “A união faz a força”?  O cooperativismo comprova isso na prática. A cooperativa é um modelo de negócios no qual pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, visando o desenvolvimento econômico e social da coletividade e a distribuição de riqueza proporcional ao trabalho de cada associado. 

As cooperativas unem indivíduos que trabalham no mesmo setor, como saúde, educação e transporte, visando prosperar por meio de um modelo que vai além do aspecto econômico. Elas também se comprometem com as comunidades locais, caminhando lado a lado com a responsabilidade social. 

As leis que regulamentam o setor são: Lei Geral do Cooperativismo n. 5.764/1971, Lei Complementar n. 130/2009 (Cooperativas de Crédito), Lei n. 12.690/2012 (Cooperativas de Trabalho), Lei n. 9.867/1999 (Cooperativas Sociais) – e as respectivas legislações estaduais. 

Montar uma cooperativa é criar uma grande rede na qual todos ganham. É transformar a relação tradicional entre emprego e salário em uma relação mais ampla de trabalho e renda, e compartilhar os resultados com aqueles que contribuíram para a sua construção.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava?

Quer estar por dentro de
tudo que acontece no

cooperativismo?

Quer estar por dentro de
tudo que acontece no

cooperativismo?