Image
Melhoria contínua através de
diagnósticos precisos
Image
Melhoria contínua através de
diagnósticos precisos

O que é o Diagnóstico de Negócios?

Image
Com base em metodologias sólidas de mercado, o Diagnóstico é uma orientação no levantamento de possíveis melhorias no posicionamento de mercado da cooperativa.

O mapeamento ocorre considerando 5 aspectos: organização social, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia e mercado. Com o resultado do Diagnóstico em mãos, elabora-se o Plano de Ação. A cooperativa então, recebe uma devolutiva consistente sobre as prioridades a serem trabalhadas e a indicação das ações e soluções adequadas para as principais deficiências e oportunidades apontadas.

A proposta do serviço é que, a partir de um posicionamento organizado, sólido e sustentável, a coop aumente suas oportunidades de negócios e, consequentemente, seu faturamento.

Principais benefícios e diferenciais

  • Com o Diagnóstico de Negócios, as cooperativas têm o apoio e orientação necessários para se organizarem internamente considerando os 5 aspectos essenciais para estruturação de posicionamento no mercado: organização social, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia e mercado.

  • O serviço conta com o acompanhamento dos especialistas do Sistema OCB e disponibiliza ferramentas de gestão consolidadas no mercado.

  • A metodologia dinâmica e participativa também desenvolve a capacidade das lideranças cooperativistas e de seus cooperados de realizar análise aprofundada e sistêmica acerca do cenário situacional real da cooperativa.

  • Além disso, ao aplicar o Diagnóstico de Negócios, a cooperativa dá o primeiro passo no Programa de Negócios, o programa nacional de competitividade para coops do Sistema OCB.

Como funciona?

A aplicação do Diagnóstico de Negócios ocorre através de uma avaliação presencial, imersiva e participativa, em 7 etapas:

Image
Etapa 1: imersão inicial e pesquisa prática
Uma conversa inicial sobre a história da cooperativa, seu nível de maturidade de gestão e governança e vários outros aspectos que vão guiar o trabalho.

Vale ressaltar!

O Diagnóstico de Negócios está em fase piloto com as cooperativas de pequeno porte dos segmentos de agricultura familiar e artesanato da Região Norte, mas se você se interessou pela solução, entre em contato com a sua Organização Estadual. O Sistema OCB possui um Diagnóstico de Negócios para apoiar sua coop.