Cuiabá (21/7/16) – As cooperativas do Ramo Educacional, em Mato Grosso, estão se preparando para atuar em novos nichos de mercado. Esse foi um dos assuntos abordados durante o Fórum Mato-grossense de Cooperativas do Ramo Educacional, realizado na segunda-feira (18/7), na sede da OCB/MT, em Cuiabá. “As cooperativas educacionais são as protagonistas do desenvolvimento do cooperativismo, pois toda transformação só ocorre quando envolve a educação”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Durante todo o evento foram apresentadas diversas formas de atuação para as cooperativas educacionais. O Coordenador Nacional do Conselho Consultivo do Ramo Educacional, Ricardo Lermen, apresentou um case do Programa Jovem Aprendiz, onde cooperativas são agentes executores da formação do público juvenil.
Segundo ele, a tendência do Ramo é diversificar as atividades educacionais praticadas atualmente no Brasil, atuando não somente com o ensino regular, mas buscando alternativas no mercado. Para ele, um dos gargalos identificados no diagnóstico nacional do ramo é de que existe a necessidade de uma linha de crédito específica, justamente para fomentar os negócios deste segmento.
COMPROMETIMENTO – Durante o fórum, a analista de desenvolvimento social de cooperativas da Unidade Nacional do Sescoop, Edlane Resende Batista Melo, apresentou os programas Aprendiz Cooperativo e Cooperjovem e ressaltou a importância de os educadores presentes se comprometerem com a formação voltada aos princípios cooperativistas, tanto para a crianças quanto jovens.
UNIÃO – O vice-presidente do Sistema OCB/MT e presidente do Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, discorreu sobre o programa União Faz a Vida, desenvolvido pelas cooperativas do Sicredi. Ele ressaltou que, em Mato Grosso, cerca de 68 mil estudantes são atendidos, em 22 municípios, numa rede que envolve a cooperação direta de 195 escolas públicas com 1.683 projetos, 3.624 educadores e dezenas de apoiadores.
EDUCAÇÃO CONTINUADA – A apresentação do I.COOP – Faculdade do Cooperativismo de MT – foi feita pela assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba. Ela traçou um histórico dos estágios para o credenciamento junto ao Ministério de Educação e informou sobre as próximas etapas da iniciativa. Dalabarba salientou, ainda, que a demanda para a Faculdade é grande e que a realidade das 13 cooperativas educacionais envolve 365 professores, dois mil cooperados e 4,7 mil alunos.
PROPÓSITO – A analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Caldas Siles, traçou um panorama das cooperativas educacionais de Mato Grosso. Segundo ela, de acordo com dois diagnósticos do ramo, feitos com as cooperativas, foi identificado que 62% delas estão dentro dos parâmetros exigidos, mas que é necessária uma maior participação nos programas oferecidos pelo Sistema.
“O propósito desse Fórum é, justamente, traçar um plano de ação voltado para o ramo, visando o alinhamento e fortalecimento do negócio cooperativo”, comenta Georgeana Caldas, divulgando os números do Ramo Educacional. “No Brasil existem, atualmente, 282 cooperativas educacionais; no Centro Oeste, 29; e, em Mato Grosso, 13”.
AVALIAÇÃO – O representante Ramo Educacional no Sistema OCB/MT, José Arnaldo dos Santos, disse que o Fórum teve uma avaliação positiva, já que contou com a participação de 10 das 13 cooperativas presentes no estado. “Ouvimos as manifestações de nossas cooperativas, traçamos novas metas para planejamento estratégico, e o compromisso firmado para participar das ações do ramo. Ficou claro de que só teremos sucesso com o envolvimento de todos, pois juntos crescemos mais”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Cooperativas Educacionais de Mato Grosso buscam novos mercados
Notícias eventos
"