Organização, espírito cooperativista e integração foram características marcantes durante os três dias do 25o Encontro do Cooperativismo Catarinense (Fecoop), no último fim de semana, em Palmitos, oeste do Estado de Santa Catarina. Mais de 1.900 pessoas entre colaboradores, presidentes e associados de 31 cooperativas participaram da disputa em 19 modalidades esportivas. O evento realizado pela Cooper A1 e idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem de Santa Catarina (Sescoop) e do Sicoob Oestecredi, também fez parte das comemorações do ano internacional do cooperativismo e dos 79 anos da cooperativa anfitriã do encontro. A abertura oficial contou com apresentações artísticas e culturais e apresentação das delegações que foram prestigiadas por mais de duas mil pessoas. Entre as autoridades, estiveram presentes o superintendente do Sescoop Nacional, Luís Tadeu Prudente Santos, acompanhado da gerente de Relações Institucionais da OCB, Tânia Zanella, além de políticos e cooperativistas de todo o estado.
Evento esportivo marca comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas em SC
Notícias eventos
"
A Cooper A1, que organizou uma edição do evento em 1988, se disponibilizou a sediar o 25º Fecoop, devido ao seu significado para o cooperativismo e pelo importante momento que o sistema passa, já que a ONU instituiu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. “Unimos forças e objetivos comuns através das atividades esportivas para fortalecer ainda mais a integração cooperativista no estado. Organizar este encontro foi ainda mais especial neste ano, pois a Cooper A1 - maior cooperativa de produção catarinense - comemora 79 anos no próximo mês. Completar quase oito décadas é uma prova do desenvolvimento do cooperativismo”, destacou o presidente da cooperativa, Elio Casarin.
A Cooper de Blumenau foi a grande campeã do Fecoop 2012, com 242 pontos. Em 2007, em Joaçaba, a cooperativa havia conquistado o primeiro lugar; em 2010, foi novamente vencedora em Campos Novos e, dessa forma, leva para Blumenau, pela terceira vez consecutiva, o troféu transitório da competição de integração cooperativista. O segundo lugar na colocação geral foi para a Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa), de Chapecó, com 222 pontos; o terceiro lugar ficou com a Cooper A1, de Palmitos, com 209 pontos, e a 4a colocação foi da Coopercentral Aurora Alimentos, também de Chapecó.
Realizado a cada dois anos, a próxima edição do Fecoop será em Chapecó, com organização da Coopercentral Aurora Alimentos e Unimed Chapecó. O anúncio foi feito durante o almoço de encerramento da 25a edição do evento, pelo presidente do Sistema Ocesc, Marcos Antonio Zordan, ao lado do presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, e do diretor de planos de saúde da Unimed Chapecó, José Pegoraro Foresti.
Zordan parabenizou a Cooper A1 pela organização do evento e pelos 79 anos, demonstrando exemplo para as demais cooperativas pela eficiência, capacidade de seus dirigentes e cooperação com os associados. “Além de homenagear a Cooper A1 pelo seu trabalho de quase oito décadas, a realização do Fecoop em Palmitos representou um momento de integração, intercooperação e fortalecimento do cooperativismo catarinense, que tanto nos orgulha por ser exemplo nacional de desenvolvimento”, concluiu o dirigente.
A programação oficial do Fecoop incluiu, ainda, atividades sociais como o jantar dos presidentes, baile de integração e almoço de encerramento. “Tanto os jogos como os eventos sociais tiveram por objetivo fortalecer a relação de respeito e de amizade entre as cooperativas de nosso Estado”, salientou o coordenador geral do Fecoop na Cooper A1, Gilnei Caumo.
(Fonte: Assessoria Sistema Ocesc)
"