Sistema OCB lança, em nível nacional, o já consagrado Dia C

"

Brasília, 22/7/2013 - Todos unidos pela mesma causa: mostrar ao Brasil o poder transformador da cooperação. É com este espírito que o Sistema OCB lança, na próxima segunda-feira (22/7), a versão nacional do Dia C – Dia de Cooperar. Esta é uma iniciativa que, com apoio das milhares de cooperativas brasileiras, busca fortalecer na sociedade a cultura do voluntariado. “Por que fazer sozinhos, se podemos fazer juntos? É desta forma que, nós, cooperativistas, escrevemos a nossa história todos os dias - com a certeza de que juntos conquistamos muito mais. Assim, o cooperativismo tem se firmado como um agente de desenvolvimento, capaz de transformar vidas e até mesmo o cenário de uma comunidade, seguindo os princípios e valores cooperativistas”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Idealizado na terra do pão-de-queijo, o Dia C foi criado para estimular a solidariedade e a cooperação, a partir do trabalho das cooperativas de Minas Gerais e sob a coordenação da organização estadual (Ocemg). O sucesso da iniciativa foi tanto que o Sistema OCB decidiu expandir o programa para todo o Brasil a partir de 2014. Por meio de um termo de cessão, a organização mineira passou à unidade nacional do Sistema OCB todos os conceitos, ferramentas e processos relacionados à ação. O evento principal ocorrerá no dia 14 de setembro de 2013, em cinco estados: Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte, além de Minas Gerais.

“Vamos alinhar nacionalmente o projeto social que já consagrou grandes resultados em Minas: mais de 75 mil voluntários e 580 mil beneficiados ao longo de quatro anos”, destaca o presidente do Sistema Ocemg – “pai” do Dia C – Ronaldo Scucato. Ele afirma que o propósito da iniciativa é fomentar e ampliar a rede de voluntários cooperativistas. “Certamente, os resultados do Dia C nacional serão ainda melhores. Vamos crescer no que se refere ao número de ações realizadas, pessoas beneficiadas, estados participantes, bem como de cooperativas integrantes dessa grande corrente do bem. Enfim, vamos crescer em tudo que agrega valor a esse que é o maior projeto da solidariedade cooperativista”, enfatiza Scucato.

Como funciona – O Dia C consiste na realização de diversas atividades de cunho voluntário, promovidas pelas cooperativas em prol da sociedade. Podem ser ações pontuais, como campanhas de vacinação ou de promoção à saúde, como também projetos com maior período de duração, como o apoio a instituições beneficentes, reforma de escolas e hospitais, dentre várias outras ideias. Todas elas ganham visibilidade e destaque no evento anual, que acontece em setembro. (Clique aqui para acessar as publicações “Resultados do Dia C”, de 2009 a 2012).

“O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade”, resume o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Cronograma – Confira as datas e horários das cerimônias de lançamento do Dia C nos estados-piloto que, além de Minas Gerais, realizarão o evento anual no dia 14 de setembro deste ano:

- 22/7, às 13h – Campo Grande (MS)
- 25/7, às 9h – Fortaleza (CE)
- 26/7, às 9h – Cuiabá (MT)
- 2/8, às 14h – Natal (RN)
- 5/8, às 8h – Palmas (TO)

Na ocasião, as unidades estaduais vão proceder à adesão oficial ao programa, preenchendo o devido formulário de inscrição. A programação do lançamento, em cada estado, deve variar de acordo com a organização local.
Cooperativismo em números
UF Cooperativas (un) Cooperados (em mil) Empregados (em mil)
MS 91 125 5,2
CE 125 60 4,5
MT 164 282 5
RN 124 55 2,5
TO 40 14 1,2
Base: 2012
Com base nos números acima, estima-se um poder de alcance do Dia C em torno de meio milhão de pessoas em todo o país, com a participação de todas as cooperativas destes estados

 

"

Conteúdos Relacionados