Image
Melhoria contínua através de
diagnósticos precisos
Image
Melhoria contínua através de
diagnósticos precisos

O que é o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop?

Imagem de gpointstudio no Freepik

Baseado em um modelo referencial de excelência em gestão, o programa apresenta um diagnóstico que avalia os processos da cooperativa, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção das boas práticas de governança e gestão.

Um dos pilares estratégicos da atuação do Sescoop é o de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão pelas cooperativas visando à sua sustentabilidade. Desde 2013, por meio da parceria com a FNQ, o Sescoop disponibiliza um modelo referencial para a governança e a gestão das cooperativas, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente. 

O modelo de referência para a governança e gestão das cooperativas é adaptado às particularidades do seu modelo de negócio e aos princípios e valores do cooperativismo. Entretanto, mantém a vinculação com sua base conceitual e metodológica, que é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ e do Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB. 

Principais benefícios e diferenciais do Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop

Image
Reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação
Image
Profissionalização dos processos de governança e gestão da cooperativa
Image
Promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência
Image
Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria de suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de ação para o aumento da competitividade
Image
Desenvolvimento da visão sistêmica 
dos dirigentes

Como funciona o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop?

São cinco passos simples que toda cooperativa deve seguir:

Image
Passo 1: adesão
A cooperativa realiza a adesão ao Programa, via sistema WEB, com o apoio da Organização Estadual;

Acesse o Diagnóstico PDGC

Para acessar o Diagnóstico PDGC, clique no botão abaixo e atualize os dados da sua cooperativa. Caso o acesso seja realizado por colaboradores de Organizações Estaduais, é necessário solicitar junto da Unidade Nacional do Sistema OCB para que a permissão seja concedida.

Para o primeiro acesso, clique aqui.

Vale ressaltar

Algumas dessas soluções são exclusivas para cooperativas registradas junto ao Sistema OCB. Se sua cooperativa ainda não faz parte, procure a Organização Estadual do Sistema OCB do seu estado!