Registro da Cooperativa

Confira as etapas para registrar sua cooperativa no Sistema OCB!

Registro da Cooperativa

Confira as etapas para registrar 
sua cooperativa no Sistema OCB!

Entenda os Benefícios

Ao criar e registrar sua cooperativa, contribuindo para fazer parte do Sistema OCB, você está fortalecendo não só o seu negócio, mas todo o cooperativismo brasileiro. Porque a nossa visão é a de que quando um ganha, todos ganham. E são muitos os benefícios, veja alguns deles abaixo:

Image
Melhore seus Indicadores

Tenha indicadores cada vez mais positivos com a ajuda de quem entende do assunto. Ao registrar-se, você tem acesso a formações especiais, capacitações e iniciativas de desenvolvimento socioeconômico para sua coop.

Amplie seus resultados econômico-financeiros
Ser uma cooperativa é muito mais do que se preocupar apenas com resultados financeiros, quando sua cooperativa cresce, todos crescem junto: seus cooperados e sua comunidade.
Image
Image
Atenda à Legislação

 Fique por dentro de todas as mudanças que podem surgir e conte com o nosso apoio para estar sempre de acordo com a legislação que rege a sua cooperativa.

Tenha acesso a
uma série de produtos

Tem muito conteúdo, informações e eventos que você pode acessar e ficar por dentro de tudo. Descubra tudo o que tem direito ao registrar-se para levar sua cooperativa ainda mais longe.

Image
E muito mais!

Veja o vídeo abaixo e descubra o que mais podemos fazer pela sua cooperativa e pelo cooperativismo brasileiro.

Seja coop - Registro da cooperativa

O Sistema OCB atua incessantemente em várias frentes de trabalho para fomentar o desenvolvimento das cooperativas. Desenvolvemos diversos produtos e serviços que são disponibilizados gratuitamente a todas as cooperativas em situação regular com o Sistema OCB.

Se a sua cooperativa ainda não está registrada no Sistema OCB, confira os passos para fazer parte do nosso sistema cooperativista e aproveitar todos os benefícios que ofertamos.

Cadastro de usuário

Passo 1:
Cadastro de usuário

A solicitação do registro no Sistema OCB é o primeiro passo a ser dado. Nesta etapa, é necessário criar o cadastro de uma pessoa vinculada com a cooperativa no SouCoop. Em seguida, será enviado um email com os dados para ativação do cadastro.


Cadastre-se 

Atenção: caso não receba o e-mail, verifique no lixo eletrônico ou entre em contato com a Organização Estadual do Sistema OCB do seu estado.

Cadastro e envio de documentos

Passo 2:
Cadastro e envio de documentação

Após a liberação do acesso no SouCoop, o usuário cadastrado deverá enviar os dados e documentos solicitados para que seja iniciado o processo de registro.

A Organização Estadual do Sistema OCB fará uma análise prévia do processo de registro para checar se foram enviados todos os documentos e informações necessários.

Análise da conformidade

Passo 3:
Análise da conformidade legal

Depois de validados os dados da etapa anterior, o processo avança internamente. A Organização Estadual do Sistema OCB iniciará a análise dos documentos da cooperativa para verificar a conformidade com a legislação.

Caso não seja necessário adequações nos documentos da cooperativa, o processo de registro poderá ser concluído em até 60 dias corridos.

Visita técnica na cooperativa

Passo 4:
Visita técnica na cooperativa

Confirmada a regularidade dos documentos na etapa anterior, a Organização Estadual agendará uma visita técnica nas instalações da cooperativa para atestar a conformidade das informações registradas no cadastro.

Atenção: o agendamento será realizado via SouCoop.

Deliberação da Organização Estadual

Passo 5:
Deliberação da Organização Estadual

Concluídas as etapas anteriores, o processo de registro será encaminhado para decisão do órgão competente da Organização Estadual do Sistema OCB.

Emissão do certificado de registro

Passo 6:
Emissão do certificado de registro

Caso o processo esteja regular, o Certificado de Registro será emitido e disponibilizado no cadastro da cooperativa junto ao sistema eletrônico de registro e cadastro, o SouCoop.

Entre em contato com a Organização Estadual do Sistema OCB do seu estado para conhecer um pouco mais dos produtos e serviços disponíveis para sua cooperativa.

Seja bem-vindo ao sistema cooperativista!

Certificado de Registro de Cooperativas

Uma vez registrada, a cooperativa poderá emitir seu certificado de registro sempre que necessário, através deste sítio eletrônico.

O certificado de registro será sempre emitido com um número para sua validação. Esta medida visa assegurar que tanto a cooperativa e seus cooperados, quanto os tomadores de seus serviços ou demais partes interessadas possam verificar se, no exato momento da consulta, o registro segue ativo e atendendo a todas as obrigações legais e estatutárias a que as cooperativas estão sujeitas.