Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preveem 169 metas para os próximos 15 anos, que abordam cinco temas fundamentais para a humanidade: as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria. As cooperativas têm participação fundamental nessa causa, com seus princípios e valores totalmente pertinentes aos ODS – para se ter ideia, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) dedicou o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano ao tema.
Agora, os laços entre as cooperativas brasileiras e os ODS vão ficar ainda mais fortes com o Dia de Cooperar 2017: as atividades promovidas pelas cooperativas para a data terão os resultados incorporados aos números oficiais da ONU. As ações e atitudes das cooperativas serão contabilizadas como parte deste grande plano de transformação do planeta.
Para auxiliar as cooperativas no melhor entendimento sobre os ODS e no desenvolvimento de iniciativas cada vez mais alinhadas às metas propostas pela ONU, o Sescoop/SP convida para o Painel de Desenvolvimento Sustentável: Cooperativas e ONU pela transformação do mundo. O evento vai contar com a presença especial do especialista Maxwell Haywood – Diretor de Assuntos Sociais da ONU e ponto central do Modelo de Empreendimentos de Cooperativas do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da entidade –, que ministrará a palestra “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob a Perspectiva do Setor Cooperativista”.
Sobre o palestrante:
Maxwell Haywood atua na Organização das Nações Unidas como Diretor de Assuntos Sociais há mais de 20 anos. Atualmente, ele é também o ponto central do Modelo de Empreendimentos de Cooperativas do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da entidade. Haywood realizou trabalhos em diferentes áreas, incluindo ações com a sociedade civil ou ONGs de erradicação da pobreza, combate ao racismo, desenvolvimento de jovens, ensino superior, prevenção de conflitos, controle de medicamentos, integração social e monitoramento de eleições. Ele também está realizando trabalhos de combate à desigualdade, justiça social, assentamento humano e financiamento do desenvolvimento.
Observação: As vagas são limitadas. O Sescoop/SP não se responsabilizará por eventuais despesas de transporte e hospedagem dos participantes.