O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, na tarde desta segunda-feira (5/3), o lançamento da campanha 2018 do Dia de Cooperar (Dia C). A solenidade é uma das programações que acontecem no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, durante a feira de agronegócio Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, de 5 a 9 de março.
Para Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs, lançar o Dia de Cooperar durante a Expodireto é uma maneira de mostrar a força do cooperativismo. “Estar aqui, neste evento de grande porte, organizado por uma cooperativa, é forma de popularizar o movimento Dia C entre as pessoas que participam da feira. Abrimos as portas do nosso espaço para que conheçam os serviços das cooperativas e mostrar o que somos capazes de ofertar”, comenta.
Em 2017, o Sescoop/RS traçou como meta estadual aumentar o número de pessoas beneficiadas pelas ações do Dia C. Segundo José Zigomar, gerente de Promoção Social, a estratégia agora é outra. “Esse ano, nós temos o objetivo de incentivar a criação de projetos contínuos e permanentes, qualificar, ainda mais, as nossas ações, estimular a ideia de voluntariado e reforçar às cooperativas que o movimento pode ser executado durante o ano todo”, explica Zigomar.
Como estratégia para o incentivo ao voluntariado, as cooperativas gaúchas apostam nos jovens como força para a transformação socioambiental. É o que a Sicredi Alto Jacuí busca fazer, ao incentivar a criação de cooperativas escolares na região norte rio-grandense, com o projeto União Faz a Vida. “Nós realizamos uma celebração do Dia C no ano passado em Carazinho/RS. Conseguimos integrar voluntários, mas queríamos mais. Dessa forma, começamos a visitar escolas e despertar o interesse dos jovens pelo cooperativismo e também pelo movimento”, expõe José de Négri, presidente da cooperativa do ramo crédito.
Fruto da iniciativa, a Cooperativa Escolar Cooperabom, da Escola Municipal Carlos Gomes, em Não-Me-Toque/RS, hoje dá os seus primeiros passos no voluntariado. “Espero que a nossa cooperativa sirva de inspiração para outros jovens. Que eles também possam despertar esse interesse por boas práticas de união, cooperação e liderança, para que possamos fazer parte do Dia C”, reforça João Vitor, 14 anos, aluno-presidente da Cooperabom.
Expodireto Cotrijal
A feira agropecuária, em sua 19ª edição, é realizada no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul. Este ano, a expectativa dos organizadores é de superar os R$ 2,1 bilhões em negócios do ano passado. Nei Cesar Manica, presidente da Cotrijal — cooperativa que coordena o evento, considera importante a presença do Sistema Ocergs no evento. “Ter aqui na feira a organização máxima do cooperativismo e o lançamento do Dia C, enriquece a nossa programação.” encerra.
Confira os números do Dia C em 2017 no Rio Grande do Sul:
Beneficiários diretos: 240.893
Voluntários: 8.749
Cooperativas inscritas: 262
Municípios: 150
Quantidade de iniciativas: 230