Iniciativa reforça o compromisso do cooperativismo com um mundo mais justo e sustentável
O Sistema OCB/MT realizou, nesta sexta-feira (20), o workshop Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E) no Cooperativismo – uma liderança transformadora. Coordenado pelo Sistema OCB como parte da Agenda ESG, o evento reforçou o compromisso do cooperativismo com a promoção de práticas inclusivas e equitativas. A condução ficou por conta de Gisele Gomes, consultora especialista no tema e embaixadora da rede global de Mulheres Líderes. A iniciativa reuniu 47 participantes, entre gestores de cooperativas de diferentes ramos, coordenadores e mulheres do comitê estadual Elas Pelo Coop.
O objetivo central foi sensibilizar e capacitar os participantes em torno das questões de ID&E, a partir do letramento sobre o tema e orientações práticas para implementar essas estratégias no cotidiano das cooperativas. O Guia Prático de Implantação de Estratégias em Inclusão, Diversidade e Equidade foi apresentado como uma publicação que oferece modelos, conceitos e estudos de caso. A ferramenta é essencial para as cooperativas que buscam fomentar a valorização das pessoas, com respeito à pluralidade de ideias, personalidades e vivências.
Karla Silva, coordenadora de Promoção Social do Sistema OCB/MT, destacou a importância da entrega dessa solução para as cooperativas. “Essa iniciativa viabilizada pela Unidade Nacional é fundamental para fortalecer o compromisso das cooperativas com a inclusão, diversidade e equidade”, disse.
A analista da gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Divani Ferreira, afirmou que quando se fala de diversidade e inclusão, se fala de um todo. "É sobre todas as pessoas que fazem parte desse movimento. O cooperativismo, como modelo de negócios e movimento socioeconômico, tem em sua essência o desenvolvimento das pessoas. Por isso, a inclusão tem tudo a ver com o cooperativismo. Estamos comprometidos em criar espaços para refletir, debater e gerar conteúdo de qualidade sobre esse tema, tanto para o ambiente profissional quanto para a nossa vida cotidiana. Queremos aprender juntos como promover respeito e empatia".
Após a facilitação de Gisele Gomes, foi realizada uma atividade prática com o Grupo Netas. A dinâmica trabalhou os diferentes perfis comportamentais, alinhados com a inclusão e a diversidade e permitiu evidenciar a pluralidade de perfis, bem como o quanto as atividades do dia a dia precisam encontrar lugar de empatia, compreensão e respeito.
Para Maria Gladis dos Santos, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MT, a unidade nacional está sempre em busca de melhorar as cooperativas e a evolução de cada uma delas. "A razão de existir do Sistema OCB são as cooperativas. Esse evento vem para apoiar cada uma das cooperativas no desenvolvimento da pauta ESG", afirmou.
Saiba Mais: