Brasília (4/2/20) – As atividades do Show Rural Coopavel 2020 foram abertas na manhã desta segunda-feira (3/2), em Cascavel, no oeste do Paraná. Realizado pela Coopavel, o evento reúne expositores, instituições financeiras e outras empresas do agronegócio. Assim que desembarcam no Parque Tecnológico do Show Rural, as comitivas de ônibus recebem um bom-dia caloroso da equipe do Sistema Ocepar.
Um chapéu personalizado é entregue e os visitantes são conduzidos ao auditório da Casa Paraná Cooperativo, onde recebem informações sobre o Sistema Ocepar e o cooperativismo paranaense. Após uma breve apresentação, os visitantes são convidados a conhecer a Casa Paraná Cooperativo, espaço de mais de 2 mil m2, e que reúne 14 cooperativas expositoras.
SANIDADE
A programação do auditório da Casa Paraná Cooperativo, no Show Rural Coopavel 2020, iniciou na tarde de segunda-feira (3/2), com o Fórum de Sanidade que reuniu mais de 250 cooperados do Paraná. Com o tema avanços na sanidade agropecuária do Paraná e Brasil, o engenheiro agrônomo Airton Spies abordou questões sobre a excelência sanitária. “É importante ter rebanhos, pomares e lavouras livres de doenças. Assim nossos produtos serão em quantidade e qualidade garantida, ainda com defesa agropecuária robusta e confiável”, explicou.
Spies, destacou que o setor produtivo, através da Ocepar, contribuiu, de forma significativa para que as autoridades entendessem que era a hora certa para esse passo. “Sai a vacina e entra a defesa preventiva reforçada e novamente as cooperativas são agentes fundamentais para a manutenção dessa conquista, que certamente irá se transformar num diferencial para novos negócios.”
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também fez uma participação no Fórum. Ele apresentou um panorama sobre a sanidade agroecológica no Paraná, destacando que produtos de qualidade e seguros ganham mercados e geram renda. Ele destacou os avanços obtidos no estado nos últimos anos, resultado de estratégia adotada e implementada conjuntamente pelos setores público e privado. Entre os exemplos na área, ele citou o fim da vacina contra a febre aftosa, o funcionamento do Sistema de Trânsito Agropecuário (Sistran), o zoneamento de cultivo, o vazio sanitário, o programa alimento seguro, entre outras iniciativas.
INOVAÇÃO
Referência não só para a região Sul, a feira já se consolidou como uma das mais importantes do país. O tema desta edição é inovação. A ideia é convidar os participantes a pensarem sobre como reinventar a vida no campo e isso passa, necessariamente, por formas diferentes de produzir o trigo, o arroz, os vegetais, o algodão e tudo mais que a gente consome todos os dias. A Show Rural Coopavel 2020 prossegue até 7 de fevereiro.
SOMOSCOOP
E se o assunto envolve pensar fora da caixa, o SomosCoop precisa estar junto. É por isso que estamos montando um espaço cheio de interação, cooperação e possibilidades. A ideia é ver, na prática, como o cooperativismo pode transformar – para melhor – a vida das pessoas. Os participantes podem participar de um jogo para conhecer, de forma interativa, o SomosCoop. Vale a pena conferir.
SOBRE A FEIRA
A Show Rural Coopavel é o local onde as pessoas encontram todo o suporte necessário para produzir mais e melhor. É lá que os participantes acessam novas técnicas de manejo e administração, novas tecnologias, novos produtos, novas máquinas e novas maneiras de se reinventar. A estrutura da feira tem mais de 720 mil m² e conta com mais de 600 expositores de diversas áreas do agronegócio. São mais de quatro mil colaboradores para ajudar os interessados a se superarem. (Com informações do Sistema Ocepar)