Fortaleza (12/5) – Representantes dos Sistemas OCB e OCB/CE participaram nesta segunda-feira das atividades do II Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. O cooperativismo foi um dos temas escolhidos para ser debatido, devido sua importância e inovação quando o assunto é o tratamento de resíduos sólidos.
Com o tema “O Papel do Cooperativismo na Política Nacional dos Resíduos Sólidos”, o analista técnico e econômico do Sistema OCB, Marco Olívio Morato, iniciou sua palestra apresentando os números atuais do cooperativismo brasileiro. Logo em seguida, discorreu sobre alguns casos de cooperativas, cuja fonte de renda gira em torno da coleta de material reciclado.
“O cooperativismo brasileiro tem muito a contribuir com essa política de resíduos sólidos. Aqui, nós mostramos alguns exemplos de como isso pode dar certo. Ganhar dinheiro a partir de materiais descartados não é fácil. E o cooperativismo, por meio da cooperação, vem mostrar a toda a sociedade como é possível fazer muito e com qualidade”, disse o analista do Sistema OCB Nacional.
SAIBA MAIS – Abordando a temática central: “Reduza, Reutilize e Recicle”, o Seminário objetivou uma grande discussão unindo-se à rede global pela preservação do meio ambiente. Para isso, toda a sociedade, entes públicos e privados, são de vital importância no processo de conscientização de que precisam intervir e agir de forma decisiva.
O evento reuniu cerca de 300 participantes dentre eles: Gestores públicos municipais e estaduais, representantes dos consórcios em formação, setores empresariais, acadêmicos e da sociedade civil ligados à cadeia produtiva dos resíduos sólidos, pretende com a ajuda de especialistas do Brasil e de fora do país discutir a problemática e os benefícios do lixo, conscientizando que a iniciativa pública e privada são importantes atores nesse processo e que precisam intervir de forma decisiva. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Cooperativismo é um dos temas de Seminário de Resíduos Sólidos
Notícias eventos
"