Dirigentes exploram desafios e definem metas para fortalecer movimento na região
O cooperativismo nordestino se reuniu, na quinta-feira (25), no Fórum dos Presidentes e Superintendentes das Organizações de Cooperativas dos Estados do Nordeste. O evento proporcionou um amplo debate sobre o cenário cooperativista na região e abriu espaço para a identificação de desafios e oportunidades, bem como para a definição de estratégias que podem impulsionar o setor nos próximos anos.
A abertura do fórum foi conduzida pelo presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (FECOOP/NE) e do Sistema OCB/PB, André Pacelli, ao lado do superintendente paraibano, Pedro D'Albuquerque, e da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.
Durante o fórum, Tania apresentou os resultados da Pesquisa Nacional do Cooperativismo e conduziu o Workshop Diretrizes Cooperativistas 2024. Ela destacou a realização do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), em maio deste ano, e explicou que os resultados da pesquisa devem guiar os temas a serem discutidos no CBC. "A pesquisa consolidou os sete assuntos que serão abordados e os estados farão essa discussão interna primeiro. Entendemos que esse é um trabalho extremamente importante, para que, em Brasília, possamos realizar os desdobramentos do Congresso incluir as decisões no nosso planejamento estratégico", afirmou.
André Pacelli ressaltou a importância do fórum para compreender as demandas e desafios enfrentados pelas cooperativas nordestinas. "Pudemos analisar demandas, conhecer dificuldades e reconhecer os pontos positivos em que as unidades estaduais do Nordeste trabalham para o desenvolvimento do movimento coop na nossa região. A presença da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, fortalece nossa busca por alternativas que podem colaborar na evolução das nossas cooperativas", declarou.
Saiba Mais:
- Estados do Nordeste discutem estratégias e projetos estruturadores
- Estados do Nordeste realizam fórum regional do Sistema OCB
- Pesquisa nacional busca mapear novas estratégias