As possibilidades de intercooperação entre sociedades cooperativas odontológicas e médicas na Região Norte estão sendo discutidas no I Seminário de Intercooperação que acontece, em Manaus. Dirigentes do cooperativismo do ramo saúde, além de lideranças atuantes em outros segmentos, participam dos debates organizados pelo Sistema OCB/AM em parceria com a Federação Norte das Uniodontos e a Federação das Unimeds da Amazônia (Fama).
Os debates tiveram início nesta sexta feira 10 de abril e contam com a participação do presidente e superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior e Adriano Trentin Fassini, da gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, do presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves, do presidente da Confederação das Unimeds Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares, da presidente da Federação Norte das Uniodontos, Dra. Daniele Magalhães e do presidente da Federação das Unimeds da Amazônia (Fama), Emanoel Licarião, além dos presidentes do Sistema OCB/Sescoop da região Norte.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Junior, ressaltou que são em momentos como este que surgem os melhores negócios, quando se tem a oportunidade de reunir a excelência de cada sistema, traçar estratégias e ganhar mercado de uma forma totalmente cooperativista. Hoje, existem 243 cooperativas de saúde atuantes na região.
Na sequência, o presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves, chamou a atenção do público para o tema em discussão. “Na verdade, vivemos esse processo de intercooperação há bastante tempo. As cooperativas Uniodonto surgiram dentro das Unimeds”. Considerando o cenário atual, Alves destaca que o mercado exige que esta parceria aconteça de forma mais intensa. “Temos trabalhar unidos para enfrentar a concorrência do mercado, que atualmente oferece planos médicos e odontológicos juntos”, afirmou o presidente.
Além dessa parceria de comercialização, a presidente da Federação Norte das Uniodontos, Daniele Magalhães, visualiza outras oportunidades de negócios conjuntos com o Sistema Unimed. “Vamos propor a instalação de consultórios odontológicos nos hospitais das Unimeds, por exemplo. Sabemos que os melhores planos de saúde estão concentrados na Unimed e Uniodonto, e por isso precisamos mostrar a qualidade desses serviços aos clientes das nossas cooperativas”, concluiu a presidente.
Para o presidente da Fama, Emanoel Licarião, o encontro vai contribuir para o fortalecimento do cooperativismo do Norte. “É necessário fortalecer a saúde dos nossos clientes por meio de um projeto conjunto que atenda toda a região, e também as instituições cooperativistas, visando a um crescimento mais impactante do cooperativismo local”, finalizou o presidente.
Programação – Todos os painéis foram pensados no sentido de promover a integração e reflexão dos dirigentes sobre as oportunidades de negócio e os benefícios de um trabalho de intercooperação entre os sistemas, como a ampliação das relações comerciais e o fortalecimento do próprio movimento cooperativista. A intenção é refletir sobre essas possibilidades, considerando o cenário econômico e político atual, fechando os debates com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as federações representativas dos dois sistemas. O investimento na profissionalização da gestão é outro foco do evento.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM, Fama e Federação Norte da Uniodontos