Pirangi (7/7) – Por todas as cidades por onde passa, o programa Unimed na Praça é sempre elogiado. Idealizado e promovido pela Unimed Catanduva, profissionais da saúde levam à população orientação e cuidados, com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia (que identifica possíveis alterações de açúcar no sangue, indicando possíveis casos de diabetes), avaliação de peso, altura e circunferência abdominal e, por fim, orientação nutricional.
Em Pirangi, onde 197 pessoas foram atendidas, a aprovação foi unânime. “Muito bom o evento. Vocês deveriam fazer sempre. A maioria das pessoas não tem oportunidade ou o hábito de se cuidar”, disse a auxiliar de escritório Tatiani de Oliveira.
E o bom do Unimed na Praça é que o programa é de graça e para toda a família e todas as idades, como é o caso da monitora escolar Márcia Regina Galarça de Carvalho e de sua filha Ariane, de apenas de 16 anos. “Normalmente, as pessoas têm receio de ir ao médico e ouvir algumas ‘verdades’, como é meu caso. Sei que preciso cuidar da alimentação e pretendo começar já”, disse a mãe. “O hábito de cuidar da saúde deve começar desde cedo”, alertou a jovem Ariane.
Este também é o pensamento do jovem Adriano Junior Bragadini. Além de praticar atividades físicas, ele cuida da alimentação e, consequentemente, da saúde. “Acho importante manter estes hábitos e pretendo ser sempre assim. Resolvi vir até vocês exatamente por isso: para saber se estou em dia comigo. E os resultados foram muito bons”, disse Adriano.
O casal André e Jussara Vono concorda. Eles residem em Monte Alto e passavam por Pirangi quando viram o programa Unimed na Praça. Em razão de uma alteração de glicemia constatada clinicamente em André, eles resolveram, juntos, fazer um acompanhamento nutricional. “E gostamos muito dessa ideia de vocês, de trazer a Unimed para mais perto da população, facilitando o acesso a cuidados básicos e que podem servir de alerta para outras doenças”, disse Jussara.
RESULTADOS – Em Pirangi, do total de entrevistados, 48,20% estavam acima do peso, 12,7% apresentaram hipertensão arterial e outros 12,2% obtiveram resultado de alteração de glicemia durante a avaliação. Mais da metade do público que apresentou alterações de resultado de pressão arterial ou glicemia tinham sobrepeso ou algum grau de obesidade. (Fonte: Unimed Catanduva)
População do interior de SP aprova programa da Unimed Catanduva
Notícias eventos
"