O projeto Portas Abertas é uma iniciativa do Sistema OCB que busca estreitar laços entre as cooperativas, as Organizações Estaduais e as atividades desenvolvidas pela unidade nacional. Nesta terça-feira (28), os cooperados do Sicoob Credi-Rural de Rio Verde (GO) foram recebidos em Brasília, pela Casa do Cooperativismo, para participar de um café da manhã antecedido por palestra ministrada pela gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
Fabíola falou sobre o futuro do cooperativismo e as tendências de consumo. "O consumidor é um cliente e também um futuro cooperado. Estamos vivendo uma era em que as pessoas buscam produtos e serviços com experiências significativas. Nesse contexto, precisamos enxergar a oportunidade de fortalecer ainda mais o nosso movimento, muito além de transações comerciais, mas com relacionamentos sólidos e duradouros", explicou.
Ester Profeta da Fonseca, integrante do comitê de mulheres Elas pelo Coop do Sicoob Credi-Rural de Rio Verde, declarou que a visita foi importante para entender melhor a importância do cooperativismo no país. "Conhecer a OCB é uma oportunidade para compreender a estrutura da nossa sede aqui na capital. Aprendemos muito sobre o sistema cooperativista e conseguimos ter uma noção maior do impacto desse modelo de negócio na vida de tantas pessoas", disse.
Para Thiago Borges, cooperado do Sicoob Credi-Rural, a visita proporcionou experiências significativas e networking, além do conhecimento sobre iniciativas cooperativistas que são pouco difundidas no Brasil, mas com imensa importância para a sociedade. "A palestra esclareceu a atuação do Sistema OCB e de que forma ele representa o cooperativismo. Acredito que essa vivência é essencial para construirmos um cooperativismo mais sólido e voltado para o bem comum", ressaltou.