Recife (19/11) – Mais de 100 participantes estiveram reunidos ontem (18/11), na gincana municipal do Cooperjovem, organizada pelas escolas parceiras do Programa. O evento foi uma forma de replicar os conhecimentos vivenciados na gincana estadual, realizada em setembro, em Pesqueira, e também de celebrar o desempenho dos alunos no 9º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Tanto a gincana (estadual e municipal) quanto o concurso trabalharam o tema Cooperação: uma prática de igualdade.
O município classificou as seis melhores redações desta nona edição e entregou, durante o evento, medalhas e prêmios aos vencedores municipais de cada categoria (confira os nomes ao final desta matéria). A coordenadora do Programa no estado, Madalena Nascimento, acompanhou o evento e fez a entrega dos prêmios concedidos pelo Sescoop/PE e pelas cooperativas Cerape e Cerlit.
“Neste evento, tivemos a oportunidade de enfatizar a importância da leitura e da escrita, que fizeram os alunos se destacarem no prêmio. Este momento também reflete o esforço dos professores nesse processo pelo incentivo aos estudantes. Vimos aqui um show de cooperação, que contou com a participação de professores e alunos, muitos vindos da zona rural, mas que marcaram presença nesta celebração”, frisou.
A programação incluiu apresentações de dança, teatro, circo, organizadas pelas escolas por meio de parcerias realizadas, que viabilizaram, entre outros, a estrutura e os figurinos utilizados. A gincana ainda contou com a leitura da redação vencedora da etapa estadual, elaborada por Vitória Milena Diniz, aluna da Escola Municipal Senador Ronaldo Aragão.
Para a gestora da escola, Márcia Aparecida da Silva, o resultado no concurso refletiu o trabalho contínuo da instituição. “Recebemos com muita alegria esse resultado, pois sabemos que não é algo momentâneo, mas consequência de um trabalho feito ao longo dos anos. Enquanto profissionais da educação, vemos o quanto é importante a cooperação na prática”, afirmou. Sobre a participação na gincana, a gestora enfatizou o trabalho coletivo da escola.
“É muito importante contar com profissionais que têm iniciativa e garra para fazer acontecer. A dedicação de cada um para buscar parcerias, distribuir tarefas, promover a integração entre as escolas emociona. Temos profissionais que são o máximo de si e levam isso também para os alunos”, completou.
Para a coordenadora do Programa Cooperjovem no município, Íris Barbosa, o destaque no Prêmio de Redação é resultado de um trabalho feito com dedicação pelos docentes. "Atribuo o resultado ao empenho dos professores para desenvolver, em sala de aula, atividades que promovam a discussão sobre o tema da redação. Temos professores comprometidos e engajados no Cooperjovem. Com este evento, reconhecemos as produções textuais dos alunos e também divulgamos as ações do programa no município', concluiu.
REDAÇÕES CLASSIFICADAS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
CATEGORIA I
LUÍS FABIANO ALCÂNTARA
GILMARYA LUCYENE DOS PRAZERES
MARIANE GALDINO DA SILVA
CATEGORIA II
ANA CAROLINE DE SOUZA BRITO
VITÓRIA MILENA DINIZ DE MELO (Também vencedora da etapa estadual)
JOÃO PEDRO LOPES
Santa Cruz do Capibaribe realiza premiação do Cooperjovem
Notícias eventos
"