Sescoop promove segunda edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo – EBPC

"

Teve início nesta quinta-feira (30/8), em Porto Alegre (RS), o II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), reúne trabalhos realizados por grupos, centros de pesquisa e estudiosos do setor, a fim de estimular o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo. A abertura contou com a participação do superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, que na ocasião representou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. "Sinto muito orgulho de estar aqui participando da abertura do II EBPC, este evento que considero tão importante para o desenvolvimento do cooperativismo em nosso país".

O superintendente lembrou que a iniciativa teve um grande crescimento em comparação à primeira edição, realizada em 2010. "Este ano, foram inscritos 83 projetos: 42 a mais que no primeiro encontro", enumerou. “E a nossa expectativa é que esses trabalhos incentivem a geração de informações, especificamente de estudos sobre o setor. Acreditamos que, em um futuro próximo, eventos desta natureza possam motivar as instituições educacionais do país a se envolverem ainda mais no conhecimento científico da área, e de forma permanente”, complementou Luís Tadeu.
 
O anfitrião do encontro, presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, destacou o orgulho de receber em Porto Alegre, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), pesquisadores, alunos, dirigentes, representantes dos principais centros de pesquisa e estudiosos do setor. "A contribuição de cada pesquisador é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo", afirmou Perius.

A segunda edição do encontro apresenta como tema “Ano Internacional das Cooperativas: cooperativas constroem um mundo melhor”, assunto central dos debates, palestras e apresentações de análises científicas, no ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu para celebrar o cooperativismo de forma mundial.

Hélder Muteia, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), representando o diretor da instituição, José Graziano, ressaltou que as cooperativas têm um modelo de organização que favorece a igualdade e a justiça social. "Cooperativas sempre se preocuparam com o bem comum. Têm coisas que não precisam ser inventadas, devemos aproveitar o que já existe e as cooperativas são um grande modelo para o mundo. A cooperativa cria capital social”, declarou.

Em sua conferência magna, o embaixador da FAO para o cooperativismo, Roberto Rodrigues, mostrou-se otimista para os novos tempos. Discorreu sobre a maior expectativa de vida, o aumento da tecnologia e a inovação resultando em mais bem estar.

O II EBPC, que teve início nesta quinta-feira (30/8) prossegue até amanhã (31/8). Na programação do segundo dia está prevista, ainda, a premiação dos trabalhos inscritos e selecionados pela comissão julgadora.
"

Conteúdos Relacionados