Na quarta-feira (29), o Projeto Portas Abertas recebeu o Sicredi Planalto Central na sede do Sistema OCB para criar vínculos com as cooperativas, as Organizações Estaduais e apresentar as atividades desenvolvidas pela unidade nacional. O evento proporcionou momentos de intercâmbio, seguida por apresentações da gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia, e do coordenador do Ramo Crédito, Thiago Borba.
Clara explicou como funciona a atuação de representação do Sistema OCB junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em prol da defesa dos interesses do cooperativismo, com a realização do mapeamento de projetos de lei, normativos e conselhos, elaboração de pareceres, atuação estratégica com parceiros e parlamentares da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Ela lembrou ainda que o trabalho tem como objetivo discutir e propor melhorias no ambiente normativo, além de aprimorar questões relacionadas à estrutura e governança das cooperativas. "O Sistema OCB desempenha um papel fundamental na defesa dos interesses cooperativistas, promove um ambiente regulatório mais favorável e contribui para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil", afirmou.
Thiago, por sua vez destacou a atuação voltada para o Ramo Crédito e quais são as expectativas para o cooperativismo no futuro, bem como as possibilidades de ampliação de mercados. Além disso, salientou que o consumidor é um cliente e também um possível cooperado. Ele contou sobre o trabalho de fortalecimento do movimento cooperativista financeiro como construção de relacionamentos sólidos e duradouro.