Débora Ingrisano reforçou a importância do movimento na transformação social
Sicoob Coopacredi, com sede em Patrocínio, Minas Gerais, promoveu, na sexta-feira (4), o Encontro Regional Alto Paraíba, voltado para debater o futuro do movimento cooperativista na região. O evento contou com a participação especial de Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB. Ela apresentou duas palestras que abordaram o cooperativismo brasileiro, suas transformações e perspectivas futuras. O
Sobre a primeira temática, Débora destacou os impactos positivos do cooperativismo brasileiro na sociedade e na economia. Ela reforçou que as cooperativas geram empregos, movimentam a economia, promovem inclusão e desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país. Ela reforçou que o cooperativismo tem a força de transformar realidades e que, por meio da cooperação, é possível promover a sustentabilidade e garantir que os benefícios cheguem a cada vez mais pessoas. "Ao atuar em setores variados, como o Ramo Crédito, Saúde e Agropecuário, o movimento desempenha um papel essencial na construção de um país mais justo e equilibrado, que atende às necessidades das comunidades onde está inserido", disse.
Na segunda palestra, intitulada O Futuro é Coop, Débora apresentou um panorama sobre as conquistas e desafios do modelo de negócios. Ela falou sobre o Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), cuja primeira edição aconteceu em 1944, em São Paulo, com destaque para sua importância para o fortalecimento do movimento no país. A gerente abordou ainda marcos legislativos essenciais, como a Lei 5.764/71, que regulamenta as cooperativas no Brasil, e o reconhecimento do ato cooperativo na Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132).
Débora também evidenciou a força do Ramo Crédito, que lidera o ranking do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Ela mencionou como essas cooperativas contribuem, de forma positiva, para o desenvolvimento local e nacional. “O cooperativismo de crédito é, sim, uma das principais forças de financiamento para micro e pequenas empresas e soma, diretamente, para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, comentou.
Além disso, Débora abordou o Projeto DNA Cooperativo, o maior programa de educação cooperativista do Sistema OCB, que foi inspirado no DNA Sicoob. Ela destacou que o programa já engajou mais de mil pessoas, das quais 200 se tornaram multiplicadoras. Com uma metodologia prática e envolvente, o DNA Cooperativo busca preservar a identidade do movimento e promove uma profunda imersão em seus princípios e valores. "Ele proporciona aos participantes uma experiência única de conexão com os valores cooperativistas, além de inspirá-los a refletir sobre como esses valores se conectam aos seus propósitos individuais e ao fortalecimento do cooperativismo", afirmou.
Débora ressaltou o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. “Estamos empenhados em promover uma economia que seja economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. É essa combinação que faz do cooperativismo uma solução tão poderosa e que responde aos desafios contemporâneos do planeta”, concluiu.
Saiba Mais: