Brasília (30/8/21) – Atuar para promover uma governança centrada no paciente, por meio da mudança do modelo assistencial e remuneratório dos serviços de saúde, é um compromisso da Unimed do Brasil. A conclusão de uma etapa fundamental dessa jornada foi celebrada com a formatura de 327 profissionais do Sistema Unimed, em evento online nessa quarta-feira (25/8).
Os alunos capacitados representam 75 cooperativas e integram o Programa de Formação em DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados), resultado do convênio firmado entre a Unimed do Brasil e a unidade nacional do Sescoop, em parceria com a Faculdade Unimed. Os formandos iniciaram os estudos no primeiro semestre de 2020 e participaram dos cursos de Formação de Codificadores em Modelo DRG e de Capacitação em Modelo DRG, que têm duração de até 12 meses.
Estas são as primeiras turmas formadas no projeto, promovido pela área de Serviços Próprios e que visa oferecer um atendimento cada vez melhor ao beneficiário e busca o crescimento sustentável do Sistema Unimed.
“Celebramos a oportunidade de colocar em prática a mudança do modelo assistencial e de remuneração de hospitais e cooperados. Neste momento especial, fortalecemos o papel da Unimed pela excelência na prestação de serviços, valorizando o jeito de cuidar das pessoas, que é um dos grandes diferenciais da nossa marca”, destacou o diretor de Gestão de Saúde da Confederação, Marcos de Almeida Cunha.
Renato Nobile, superintendente executivo da unidade nacional do Sescoop, ressaltou o empenho e a dedicação dos profissionais: “De forma integrada, com atuação conjunta, o Programa de Formação em DRG valoriza aqueles que investiram na capacitação e o compromisso das cooperativas para o melhor atendimento em saúde”.
Para o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Fabio Gastal, a melhoria dos resultados assistenciais e no controle dos desperdícios, necessidades fundamentais para o setor de saúde suplementar, fortalecem o atendimento de qualidade ao paciente.
“O modelo DRG permite mensurar o desempenho de forma ampla, como ferramenta de avaliação da eficiência na prestação de serviços. O cooperativismo brasileiro, mais uma vez, dá uma contribuição relevante para o futuro do país e o Sistema Unimed honra esse legado, com a capacitação de profissionais como multiplicadores do processo de transformação.”
A solenidade contou ainda com manifestações da gerente de Regulação em Saúde da Unimed do Brasil, Carolina Araújo Novais; da enfermeira de Serviços Próprios e moderadora do evento, Maria Gomes; dos coordenadores dos cursos, Renato Couto e Tania Grillo; e dos alunos recém-formados Paula Soresini do Nascimento e João José Cruz de Paula, das Unimeds Curitiba (PR) e Petrópolis (RJ), representando seus colegas. Eles destacaram a importância da capacitação, da metodologia utilizada para a aplicação prática dos conteúdos e os ganhos para o Sistema, com foco na qualidade assistencial e na segurança do paciente.
EVOLUÇÃO NA SAÚDE
Ministradas por meio de ensino a distância e com preço acessível, as capacitações são voltadas para colaboradores graduados e que atuam nas áreas de Regulação em Saúde, Gestão da Rede Prestadora, Intercâmbio, Recursos e Serviços Próprios, Gestão Assistencial e outras relacionadas aos processos de implantação do DRG nas cooperativas.
O método favorece a gestão da eficiência, bem como a eficácia da produção assistencial nos hospitais; categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Também mensura e compara o desempenho assistencial e econômico de médicos, equipes, clínicas e hospitais, auxiliando a promoção de cooperativas operacionalmente sustentáveis.
O Curso de Capacitação em Modelo DRG, com a última oferta de vagas, tem início em 13 de setembro e continua com inscrições abertas. Clique aqui para mais informações. (Fonte: Sistema Unimed)