Após a cerimônia, grupo participou de uma visita guiada ao Congresso Nacional e, logo depois, embarcou para Nova Petrópolis (RS)
Brasília (14/12) – Muita emoção marcou a entrega dos troféus aos estudantes vencedores da nona edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A premiação ocorreu hoje de manhã, na Casa do Cooperativismo em Brasília e reuniu os estudantes premiados, os professores que os orientaram e, ainda, representantes das escolas campeãs, das unidades estaduais de origem e das cooperativas madrinhas.
A solenidade contou, também, com a presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo, e das gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB).
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, agradeceu ao empenho dos estudantes, dos professores, das cooperativas madrinhas, dos técnicos do programa Cooperjovem nos estados. Ele disse que o papel do Sistema OCB é plantar as sementes do cooperativismo e, o dos alunos e professores, fazer germinar. “O Cooperjovem é a ferramenta ideal para que isso ocorra”, comenta.
Referindo-se aos técnicos do programa Cooperjovem e às cooperativas amigas, o superintendente afirmou que o trabalho está sendo bem feito. “Todos devemos ter a certeza de que um futuro melhor, mais justo, mais cheio de qualidade de vida está sendo semeado graças a ajuda das cooperativas e dos técnicos incansáveis que, nas unidades estaduais ou aqui no Nacional, trabalham para colocar o programa em prática”, reconhece.
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sistema OCB, junto à comunidade escolar. “A ação com jovens e professores tem grande relevância para o cooperativismo nacional. Só conseguiremos mudar a sociedade se iniciarmos um novo jeito de pensar e a escola é um dos ambientes mais favoráveis para isso. Parabenizo aos professores por incentivar os estudantes a escrever sobre este tema e, aos alunos, por nos emocionarem com jeito de ver o cooperativismo”, comenta Koslovski.
TEMA – O tema desta edição foi “Cooperação: uma prática de igualdade”. Por meio do Programa Cooperjovem, os alunos foram incentivados a produzirem textos sobre o tema com o objetivo de promover uma reflexão sobre as contribuições, individuais e coletivas, para construção de um mundo melhor.
Por isso, a premiação deste ano contou com uma inovação: não houve segundos e terceiros colocados. A nona edição do Prêmio teve seis melhores colocados, que receberam a mesma premiação. São eles.
CATEGORIA I – que abrange os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
- Islan Gleidson dos Santos (Pernambuco)
- Nayara Pereira da Silva (Paraná)
- Rayara Stefane Andrade de Carvalho (Paraíba)
CATEGORIA II – que abrange o 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro (Rio Grande do Norte)
- Kássia Lavínia Pereira Costa (Paraíba)
- Mônica Amaral Noveli (São Paulo)
NÚMEROS – A edição 2015 recebeu 16.173 redações. Os trabalhos passaram por três fases de avaliação: na escola, na unidade estadual e no Sescoop Nacional. Foram classificadas como finalistas 41 redações. O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2007, e envolve quase 100 mil alunos e 411 escolas; conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados do país.
VISITA – Logo depois do evento, o grupo conheceu alguns pontos turísticos de Brasília, incluindo a Praça dos Três Poderes, a Catedral Rainha da Paz e o Congresso Nacional. No início da noite, embarcou para uma viagem à cidade de Nova Petrópolis (RS), com o objetivo de conheceu o berço do cooperativismo brasileiro.
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