Radar de Financiamento permite acesso a recursos e iniciativas que impulsionam projetos de inovação
O Sistema OCB disponibilizou, em agosto, três novas oportunidades de fomento à inovação para cooperativas, por meio do Radar de Financiamento. As oportunidades estão descritas no guia acessível divulgado no site do InovaCoop.
A ferramenta oferece uma visão clara sobre as diferentes formas de captação aos fomentos e permite que as cooperativas identifiquem a melhor maneira de financiar seus projetos de inovação. Seja para consolidar resultados ou para expandir portfólios ou estruturar processos, o Radar de Financiamento orienta as cooperativas a maximizar seus esforços com um menor custo.
Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, enfatiza que a definição de estratégias adequadas é fundamental para que as cooperativas possam acessar de maneira eficaz os fomentos disponíveis. “Compreender as especificidades de cada oportunidade de fomento é essencial para maximizar os benefícios. O Radar de Financiamento atua como uma bússola e orienta as cooperativas nas escolhas mais alinhadas às suas necessidades e objetivos”, afirmou.
Entre as possibilidades destacadas, está o Fundo para Inovação e Desenvolvimento, que funciona como um mecanismo de financiamento para fomentar sinergias entre equipes de inovação e pesquisa para pilotar, testar e avaliar o impacto de projetos por meio de métodos científicos. O intuito é apoiar as despesas associadas às fases de preparação, execução de projetos piloto, teste e preparação para escalonamento e transformação de políticas públicas.
Também está disponível um edital de inovação do Sescoop/RS que busca apoiar projetos centralizados de Desenvolvimento Cooperativista voltados a novos produtos/serviços, processos, modelos organizacionais e ações de marketing para cooperativas, com agregação de valor e geração de renda para os envolvidos.
Além desses, o The Awesome Foundation, um micro financiamento de Projetos ao Redor do Mundo está sendo oferecido para apoiar financeiramente projetos inovadores nas áreas de artes e ciências.
Saiba Mais:
Sistema OCB promove 3º encontro de inovação