Encontro ressaltou cooperação internacional e transparência na gestão das coops
A XVI Assembleia Regional da ACI Américas aconteceu, nesta terça-feira (10), com destaque para a forte presença de seus países membros na condução da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Com uma direção renovada e um novo Conselho de Administração Regional, as Cooperativas das Américas, agora, irão focar na implementação de um novo plano estratégico e em um aguardado Projeto com a União Europeia. Essas iniciativas visam fortalecer ainda mais o cooperativismo nos territórios do continente, proporcionando um futuro próspero para todos.
Graciela Fernandes, presidente da ACI Américas, falou sobre as ações realizadas pela entidade. Ela ressaltou ainda a importância da participação das cooperativas associadas na construção de uma entidade forte e ativa."Estamos com todas as cartas nas mãos, com uma liderança forte, tanto a nível global quanto regional e vamos trabalhar para consolidar o movimento como um modelo de desenvolvimento ainda mais inclusivo e sustentável", declarou.
O evento trouxe dados relevantes sobre o desempenho econômico das cooperativas na região. Atualmente, 87 entidades das Américas estão entre as 300 maiores cooperativas do mundo, quando se mede a relação entre faturamento e Produto Interno Bruto (PIB) de seus respectivos países. Entre essas, 41 cooperativas são dos Estados Unidos e 21 do Brasil, de acordo com o World Cooperative Monitor (WCM).
José Alves de Souza Neto, presidente da Uniodonto do Brasil e vice-presidente da ACI Américas, participou da assembleia e destacou o clima de cooperação e transparência que permeou o encontro. "Essa assembleia demonstrou que estamos no caminho certo, com uma gestão comprometida em promover o desenvolvimento do cooperativismo nas Américas. A troca de experiências e o fortalecimento das alianças entre os países são essenciais para o nosso crescimento global", disse.
Saiba Mais: