"
Cooperativismo amplia espaço de representação no País
O cooperativismo brasileiro conquistou novos espaços em diferentes fóruns, nas áreas do Direito do Agronegócio. A Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo, constituiu recentemente a Comissão do Cooperativismo, sob a presidência do advogado Antônio Luís Guimarães de Álvares Otero. No último dia 27, a OCB teve a indicação de dois representantes aprovada pela Assembléia do segmento dos trabalhadores para o segundo mandato do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape), vinculado à Secretaria Especial do mesmo nome, no âmbito da Presidência da República.
A eleição de dois representantes da OCB – um titular e um suplente - para o Conape vai contribuir para a participação do Sistema Cooperativista Brasileiro na definição de políticas públicas dirigidas à aqüicultura e à pesca. A OCB foi representada pela técnica de Fomento, Sheila Reis, na Assembléia do Conape, que elegeu os representantes do segmento dos trabalhadores. O próximo passo, segundo ela, será indicar os nomes dos representantes que irão participar efetivamente do Conape, o que deve ocorrer neste mês.
A constituição da Comissão do Cooperativismo foi recebida com “grande satisfação” pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, que, em correspondência ao presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, destacou a importância dessa iniciativa “de apoio e apreço ao cooperativismo”. Para incentivar e colaborar com a recém-criada Comissão, Freitas colocou a equipe técnica da OCB à disposição da OAB/SP, na expectativa de uma proveitosa parceria entre as duas instituições, de modo a consolidar um ambiente legal favorável ao cooperativismo brasileiro, especialmente às cooperativas paulistas.
"