Um grupo de 14 cooperados da Coovestruz (Cooperativa dos Criadores de Avestruz do Nordeste), da Paraíba, está em São Paulo para realizar um intercâmbio com cooperativas do Estado e buscar oportunidades de negócios.
Os criadores paraibanos estiveram na última quarta-feira, 13/7, na cidade de Itu, onde conheceram a Ceccasp (Cooperativa de Exploração Comercial da Cadeia Produtiva de Avestruzes do Estado de São Paulo), acompanhados pelo técnico em cooperativismo do Sistema Ocesp/Sescoop-SP Yuri Costa de Oliveira. No dia anterior, o grupo conheceu a sede da Ocesp e obteve informações sobre o cooperativismo agropecuário paulista. Américo Utumi, diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), também participou da reunião.
O presidente da OCB-PB, Agostinho dos Santos, integra a comitiva paraibana neste intercâmbio com São Paulo, que é realizado a partir de um convênio com o Denacoop (Departamento Nacional de Associativismo e Cooperativismo), órgão ligado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Sescoop-SP recebeu também, nesta quarta-feira, duas profissionais do Sescoop-ES, que vieram conhecer projetos e procedimentos administrativos do Sistema em São Paulo. Valdirene Menegardo, da Gerência de Controladoria e Finanças, e Kátia Cristina Lessa, gerente técnica, conheceram de perto o trabalho desempenhado em São Paulo no recolhimento de GFIPS (Guia de Recolhimento do FGTS Informações à Previdência Social).
"Estamos passando por uma reestruturação em nosso estado e foi importante acompanhar o controle de GFIPS, tanto para conferir se as cooperativas estão realizando o procedimento correto no Espírito Santo como para promover treinamento para nossas associadas", diz Valdirene. "A troca de experiências é fundamental. Vou aproveitar para conhecer também os projetos das áreas de capacitação e promoção social", complementa Kátia.