A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) inaugura, nesta quinta-feira (29/01), um novo serviço: o informativo “OCB Mercados”, publicado no portal www.brasilcooperativo.coop.br. Com periodicidade mensal, o sumário analisa o comportamento das commodities agrícolas – soja, milho, algodão, café e trigo. O novo informativo servirá às mais de 1,6 mil cooperativas do Ramo Agropecuário ligadas à OCB.
“O estudo é bem fundamentado, bem estruturado, com uma visão nacional de quem está em Brasília”, pondera o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao ressaltar a capacidade das políticas públicas influenciarem a formação de preços. Segundo ele, o OCB Mercados contém informações que vão possibilitar mais amplitude e mais profissionalismo por parte das cooperativas.
“É importante que o produtor busque outras fontes para formar sua própria opinião e tomar decisões acertadas”, ressalta Freitas, para quem o informativo vai cumprir esse papel de apoiar os produtores em cooperativas agropecuárias, à medida que a OCB mantém relacionamento com todas as regiões do País, pois está presente em todos os estados e no Distrito Federal.
O gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, avalia que a análise do comportamento das principais commodities deverá facilitar a criação de estratégias que impulsionem a comercialização dos produtos das cooperativas. Este é o principal objetivo da Gerência de Mercados (Gemerc) da OCB, área técnica que criou e realiza a análise, assinala Ninaut.
O “OCB Mercados” tem como diferencial a análise dos fundamentos de mercado das commodities, com destaque para a demanda, oferta e os seus níveis de estoques, no âmbito externo e interno. “Completa o trabalho a correlação dos preços externos e internos, os fretes, ritmos de exportações e importações do Brasil e a rentabilidade dos produtos em importantes praças”, explica o gerente de Mercados. Somam-se comentários gerais, tendências e as principais variáveis, do ponto de vista dos agentes do agronegócio brasileiro, que influenciam os mercados.
“Esse serviço apresenta a síntese dos relatórios mensais publicados pelo United States Department of Agriculture (Usda) e pela Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), bem como os indicadores de preços do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Sistema CMA, uma consultoria eletrônica agropecuária”, destaca Marcos Matos, técnico responsável pelo acompanhamento desses mercados na Gemerc.
Clique aqui para ler os conteúdos do OCB Mercado Janeiro 2009
OCB Mercados vai apoiar estratégias de comercialização de commodities
Notícias representação
"