Um modelo empresarial baseado em uma gestão democrática. É com essa proposta que as cooperativas se apresentam como uma forma diferente e eficaz de fazer negócios. Uma abordagem que funciona tanto em pequena quanto em grande escala.
Trata-se, com certeza, de um caminho interessante para empreender coletivamente e se colocar de maneira competitiva no mercado e, também na sociedade. Uma iniciativa que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, somando mais de 1 bilhão de pessoas.
O cooperativismo já conquistou espaços interessantes, e tem um forte potencial de crescimento. O objetivo deste documento que apresentamos a vocês, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é justamente esse, colocar em prática ações que ampliem a atuação das cooperativas mundialmente.
Estamos falando do Plano de Ação para uma Década Cooperativa. A ideia é, com essas ações, estimular a participação democrática, o desenvolvimento sustentável, a capitalização e a melhora do ambiente (arcabouço) legal para o cooperativismo.
Como muito bem destacado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, “as cooperativas relembram à comunidade internacional que é possível perseguir ao mesmo tempo viabilidade económica e responsabilidade social”.