Evento discutiu adoção de práticas para fortalecimento das cooperativas e das comunidades
Aconteceu, nesta quinta-feira (3), o 1º Fórum de Sustentabilidade da Cresol. O evento, realizado em Francisco Beltrão (PR), contou com a participação da gerente-geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Fabíola Nader Motta, que apresentou a palestra O impacto do ESG no Desenvolvimento do Cooperativismo. Representantes das cooperativas singulares das três centrais da Cresol: Cresol Baser, Cresol Sicoper e Central Brasil, além de integrantes do Comitê ESG da Cresol Confederação estiveram presentes, bem como o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.
O principal objetivo do Fórum foi promover um alinhamento sobre a Estratégia de Sustentabilidade da Cresol, que evidencia a conexão entre ESG e o modelo de negócios cooperativo. Em sua participação, Fabíola destacou a importância dessa integração. Para ela, a adoção de práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o fortalecimento e a sustentabilidade do cooperativismo.
Em um momento de talk show, também durante o evento, a temática O Impacto da Agenda ESG no Negócio, explorou como as iniciativas podem ser catalisadoras para o desenvolvimento das cooperativas. Perguntas sobre como podemos atuar de forma proativa para conectar o ESG à nossa atuação? e qual é o papel das lideranças das cooperativas de crédito na estratégia ESG? permitiram um diálogo enriquecedor sobre as responsabilidades e oportunidades que surgem a partir da implementação dessas práticas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", avaliou. Fabíola voltou a enfatizar que as cooperativas de crédito possuem um papel importante na promoção da Agenda ESG e contribuem para a gestão responsável e o fortalecimento das comunidades que atendem. "As estratégias ESG da Cresol estão fundamentadas em dez temas, que incluem empreendedorismo, educação financeira e inovação, com impacto diretamente em 14
Para ela, a relevância de incorporar abordagens ESG é clara. "A gestão de riscos nas operações de crédito, a atração de investidores e cooperados, e o fortalecimento da reputação institucional são apenas alguns dos benefícios. A integração da agenda ESG no cooperativismo de crédito oferece inúmeras oportunidades para promover a sustentabilidade e garantir a eficiência no mercado", concluiu.
Saiba Mais: