Pesquisadores do coperativismo podem apresentar estudos sobre impactos da ação coletiva
A Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) está com inscrições abertas para submissão de trabalhos para o 62º Congresso Sober, que acontecerá entre os dias 28 de julho e 1º de agosto deste ano, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), em Palmas (TO). Com o tema Bioeconomia, Cadeias de Valor e Desafios do Desenvolvimento Regional, o evento quer destacar a crescente importância da bioeconomia e o papel das cadeias de valor na construção de um desenvolvimento regional sustentável.
Pesquisadores do coop podem ser inscrever no GT6: Cooperativismo, associativismo e demais ações coletivas no meio rural. Os interesses do Grupo de Trabalho se concentram nas análises sobre o processo de gestão das organizações, o papel do Estado e das políticas públicas que incidem sobre elas, a formação de redes interorganizacionais, os impactos da ação coletiva no âmbito setorial e local, os aspectos da identidade, cenário jurídico, educação e outras temáticas relacionadas à cooperação com fins econômicos e sociais no meio rural. Os interessados devem ler a chamada para trabalhos e conhecer as regras de subsmissão.
Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, ressalta que a entidade colabora na organização de painéis anuais dedicados ao cooperativismo. "Desde 2020 somo parceiros do Congresso da Sober na realização de apresentações sobre o cooperativismo e a importância da pesquisa para esse modelo econômico. Temos alcançado centenas de pesquisadores e acadêmicos, com o intuito de fortalecer a relação entre a pesquisa e o movimento coop”.
Ainda de acordo com Guilherme, o Sistema OCB acredita que o congresso reforça a importância de encontros que impulsionam o cooperativismo e o agro e seu impacto positivo em diversas áreas da sociedade. “Durante o evento, os pesquisadores e as cooperativas serão apresentadas em diversos contextos econômicos e sociais, com a finalidade de destacar o movimento como uma ferramenta que atua em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, complementou.
O Congresso Sober é reconhecido como um dos eventos científicos mais relevantes e duradouros do Brasil por proporcionar um amplo espaço de discussão e apresentação dos estudos no campo da Economia, Administração e Sociologia Rural. Os temas dos painéis e grupos de trabalho da 62ª edição estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e refletem a preocupação com questões globais, além da busca por soluções sustentáveis:
As submissões para trabalhos no 62º Congresso seguem até 07 de abril, sem prorrogações. A divulgação dos resultados aos autores selecionados está prevista para acontecer após 19 de maio.
Saiba Mais:
- Presidente do Sistema OCB faz 7ª abertura do EBPC
- Sustentabilidade: O ESG como guia para um mundo melhor
- Cooperativismo e alimentação sustentável no 60º Congresso da SOBER