Notícias ESG

 

Dia de Cooperar: maior rede cooperativista de voluntariado toma conta de todo o país

Editado por: Gisele Daemon James

As cooperativas brasileiras estão engajadas na luta por um mundo mais justo e igualitário. É por isso que o Dia C – o Dia de Cooperar – já atua em todos os estados brasileiros. São ações de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social. Mais de 1.250 cooperativas já desenvolvem projetos voluntários que visam melhorar as comunidades em que atuam. Só no ano passado, o Dia C beneficiou 2,5 milhões de pessoas.

Em 2016, o programa tem um desafio ainda maior: multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas que beneficiam as pessoas ao longo do ano. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a força do cooperativismo. “As cooperativas têm o poder de contribuir econômica e socialmente. E o Dia C é essa essência colocada em prática. Fortalecer as pessoas e as instituições é a melhor contribuição do programa, que realiza ações diretas, focadas em resultado”, afirma.

A gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz, destaca o protagonismo dessas instituições na promoção do bem-estar e da consciência de que é preciso colaborar. “As cooperativas dão um exemplo de cidadania à sociedade, mostrando que ela só se transforma quando todos se juntam para dar a sua contribuição. Com o Dia C, os valores e princípios do cooperativismo são traduzidos na forma de ações transformadoras em benefício das comunidades”, ressalta.

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009 como um projeto inovador que rapidamente ganhou a adesão de muitas cooperativas. A iniciativa logo se espalhou pelo país inteiro. Em 2015, ocorreram ações do Dia C em todos os estados brasileiros. Mais de mil atividades foram desenvolvidas, consolidando o Dia C como uma verdadeira mobilização nacional. “Esse é um programa promovido por pessoas que espontaneamente firmam um compromisso com os valores e princípios cooperativistas”, complementa o presidente Márcio Freitas. As cooperativas contam com o apoio do Sistema OCB e suas unidades estaduais no desafio de evoluir as ações de voluntariado para projetos que promovam uma verdadeira transformação social.

DIA C EM NÚMEROS

o    Mais de 1250 cooperativas integradas ao programa
o    280 mil voluntários engajados
o    2,5 milhões de beneficiados
o    50 milhões de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o cooperativismo no Brasil


#VemCooperar

Contato para imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada
+55 (61) 3264-6089
Guilherme Costa
+55 (61) 9348-4061
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia C no Encontro de Superintendentes

Durante o Encontro Nacional de Superintendentes do Sistema OCB, realizado nesta quinta-feira, 28, a campanha Dia de Cooperar 2016 foi apresentada aos dirigentes de todas as unidades estaduais. O encontro teve o objetivo de traçar planos estratégicos do Sistema para o ano e o Dia C esteve entre os assuntos em pauta. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ressaltou a importância das unidades estaduais se apropriarem cada vez mais do programa, trazendo apoio e incentivo às cooperativas para levar o Dia C a um número maior de comunidades e beneficiados.

 

Todo mundo por dentro do Dia C

O Dia C 2016 já está, realmente, a todo vapor. Nesta terça e quarta-feira (2 e 3/2), o Sistema OCB realizou uma série de reuniões via videoconferências com suas unidades estaduais para promover um alinhamento entre todos. Conceitos, estratégias, novos rumos... tudo isso foi amplamente debatido pelos responsáveis por dar todo o apoio necessário às cooperativas brasileiras neste grande projeto de Responsabilidade Social.

Já em sua quarta edição nacional, o Dia C a cada ano tem um desafio ainda maior de conquistar e engajar voluntários por todo o país. As ações e projetos desenvolvidos pelas cooperativas brasileiras, de Norte a Sul, têm promovido uma verdadeira transformação social nas comunidades onde elas atuam. De acomnpanhamento de crianças e idosos em creches e asilos ao reflorestamento de áreas e até limpeza de rios, o programa Dia de Cooperar vem se solidificando como um verdadeiro benefício das cooperativas à sociedade brasileira.

Nas reuniões realizadas nesta semana, os agentes do Sistema OCB responsáveis por acompanhar todas as atividades nos estados receberam orientações, materiais e puderam trocar ideias e sugestões para que neste ano o sucesso seja ainda maior. Com participação efetiva de todos os estados brasileiros, em 2016 o Dia C se confirmará como a maior rede cooperativista de voluntariado, com ações que constroem e transformam vidas.

Sistema OCB/PE anuncia Dia C com ação em Pernambuco

Os colaboradores do Sistema OCB/PE  já deram início à primeira ação do Dia de Cooperar 2016 em Pernambuco. Juntos, eles doaram fraldas descartáveis ao Hospital Barão de Lucena em uma parceria que deve se estender ao dia da celebração. A iniciativa partiu da colaboradora Ana Carolina Lira, analista de Cooperativismo e Monitoramento, que teve contato com uma campanha de arrecadação divulgada nas redes sociais pelo médico residente Niedjon Carvalho. As fraldas de diversos tamanhos foram entregues na última terça-feira (2/2) e foram encaminhadas a pacientes da UTI e do setor de enfermagem do hospital. O lançamento oficial da campanha do Dia C 2016, no estado, está previsto para março.

A doação, inspirada no sétimo princípio do cooperativismo (interesse pela comunidade), dá continuidade à ampla participação dos colaboradores do Sistema na campanha, que iniciou desde o primeiro ano do Dia C em Pernambuco. Em 2015, a equipe organizou um Arraiá da Cooperação, levando alegria aos pacientes do Hospital Oswaldo Cruz, com muita música e brincadeiras juninas. O médico residente responsável pela arrecadação das fraldas falou sobre a importância de iniciativas como essa. "Quem está de fora perde, às vezes, a ideia desse universo. Cada dia é uma vitória para os pacientes. Devido à crise, a prioridade são os medicamentos e algumas mães precisam levar as fraldas descartáveis de casa em virtude do pouco estoque disponível. São realizadas, em média, quatro trocas por dia para cada paciente. Então, mesmo ajudando uma só pessoa, é possível fazer a diferença', afirmou Niedjon.

A campanha das fraldas tem ganhado cada vez mais adeptos e, no carnaval, um grupo de médicos que vem brincar no Recife irá contribuir para a folia também participando da campanha de arrecadação. O grupo Medtopia, que possui milhares de membros, estará representado em Pernambuco por pessoas que querem fazer a diferença. Além disso, o bloco de carnaval, Carnamed, também dará sua contribuição no seu terceiro ano de existência.

Para a analista Carolina Lira, a ideia de mobilizar os colaboradores surgiu pela história de seriedade do idealizador. "Por conhecê-lo e saber do trabalho que ele desenvolve, eu me interessei. Saber que o trabalho é sério, que ele gosta de ajudar as pessoas é algo que contagia. É de iniciativas assim que precisamos para o Dia C", afirmou. E no dia 2 de julho, essa parceria ficará ainda maior. O idealizador da arrecadação quer abraçar o Dia C e oferecer seus serviços junto aos amigos médicos que estão já engajados na campanha das fraldas. "Vai ser perfeito. Vou tratar de convocar todo mundo: a equipe de saúde e os médicos que serão necessários,", concluiu Carvalho.

Lançamento do Dia C em Minas Gerais será no dia 25 de fevereiro

O Sistema Ocemg realiza, no dia 25 de fevereiro, o lançamento da Campanha do Dia C 2016. O evento tem a finalidade de apresentar o novo conceito da marca e orientar as cooperativas quanto à importância da união para o trabalho voluntário. Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, as cooperativas têm uma responsabilidade social muito grande: ‘‘O Dia de Cooperar é um programa de celebração do voluntariado. O sucesso do programa reflete a contribuição das cooperativas para a construção de um país desenvolvido’’, afirma. 

A programação vai contar com uma oficina de voluntariado, mediada por Roberta Rossi, especialista em Responsabilidade Social Empresarial e coautora do Livro “Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes”; e pela especialista em marketing Marina Rocha, que atua na área de Design Thinking e projetos de inovação.

Confira a programação:
8h30 - Credenciamento
9h - Abertura Oficial: Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg
9h15 - Apresentação da Campanha Dia C 2016 e conceito da marca
9h20 - Oficina de voluntariado – Mariana Bichara Rocha e Roberta Rossi – Consultoras da Conexão Trabalho – Consultoria Especializada em Inovação e Projetos Sociais
  Conhecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS
  Projetos para o Dia C 2016 – iniciativas de voluntariado cooperativo e intercooperativo rumo à sustentabilidade
  Construção participativa de um modelo de gestão para o Dia C (apoio da alta gestão, comunicação estratégica e envolvimento das áreas de RH)
  Divulgando resultados, sem modéstia... um passeio pelo Sistema de Informação Gerencial – SIG
  Orientações sobre gerenciamento de projeto
  Construção de indicadores, critérios de avaliação e apresentação de resultados do Dia C – etapa de monitoramento e resultados
12h - Almoço
13h30 - Continuação da oficina de voluntariado 
17h - Encerramento das atividades

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Capacitação do Sistema Ocemg no telefone (31) 3025-7108 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sistema OCB/AL faz ação social em São José da Tapera

O Sistema OCB/AL realizou ação social com consultas médicas e de enfermagem, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e cálculo do índice de massa corpórea no município de São José da Tapera, onde moram cooperados e colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis). Mais de 60 pessoas foram atendidas e 244 procedimentos foram realizados no sábado (13/2). As ações sociais promovidas pelo Sistema OCB/AL fazem parte do Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, e têm o objetivo de promover o bem-estar das pessoas que trabalham em cooperativa, de seus familiares e da comunidade em que estão inseridas. “Uma comunidade saudável tem condições de buscar o desenvolvimento, e o nosso trabalho é incentivar isso”, pontua Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.

Francisco Fernandes, diretor-secretário da Coopeapis, disse que a organização social por meio de cooperativa é gratificante por possibilitar aos seus integrantes maior facilidade na venda de seus produtos, além de auxílio social com o acesso a ações de saúde e cursos e palestras de formação profissional. Aldilania Ribeiro, 28, casada, mãe de quatro filhos, moradora do Povoado Baixa Grande, São José da Tapera, produz frango, entrega a produção para ser vendida pela Coopeapis e foi avisada sobre a ação de saúde na última reunião mensal da cooperativa. “Uma filha minha estava doente, então, aproveitei essa oportunidade e trouxe também os outros três e minha mãe, que tem diabetes e pressão alta, para se consultarem”, disse.

O Dia de Cooperar contou com a colaboração de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal) e da coordenadora do NASF I de São José da Tapera, Vandilma Barbosa.

(Matéria publicada no site Correio dos Municípios, em 16/2/2016)

Tudo pronto para o lançamento do Dia C em Minas Gerais

Acontece na manhã desta quinta-feira, 25, o lançamento oficial da campanha Dia de Cooperar 2016 em Minas Gerais. Como um aquecimento para este grande evento, os colaboradores do Sistema Ocemg participaram ontem, 24, de uma tarde de cinema, com a exibição do filme “Os Pioneiros de Rochdale”. O longa conta a história de uma das primeiras sociedades equitativas que se formou na Inglaterra, no século XIX, se tornando a base para o grande movimento que hoje se conhece como cooperativismo. Na sequência, os espectadores participaram de um debate sobre o filme e o voluntariado. Por fim, foi feita uma apresentação sobre as novidades do Dia C em 2016. O vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana, deu as boas-vindas aos colaboradores, destacando o papel essencial deles no apoio às cooperativas de Minas Gerais. “As cooperativas mineiras farão do Dia C, mais um vez, um grande sucesso!”.

Cooperativas das regiões Norte e Noroeste do Paraná ficam por dentro do Dia C

Cerca de 30 agentes de Desenvolvimento Humano das regiões Norte e Noroeste do Paraná estiveram na sede do Sicoob Central, em Maringá (PR), para o primeiro lançamento do Dia de Cooperar 2016 no estado. Quem esteve presente teve a oportunidade de conhecer a nova campanha e debater ações de mobilização para a data. 

Os analistas do Sescoop/PR, Marcelo Martins e Ketlyn Zipperer foram os responsáveis por conduzir as atividades. “Foram apresentados os resultados das ações realizadas pelas cooperativas da região no ano passado com o intuito de estimular o desenvolvimento de ações contínuas e práticas de voluntariado por um maior número de cooperativas”, ressaltou Ketlyn Zipperer.

Mais de cem cooperativas mineiras participam do lançamento do Dia C

Foi dada a largada para o Dia C em Minas Gerais. Dirigentes de mais de cem cooperativas participaram do evento de lançamento nesta quinta-feira (25/2). O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, deu as boas-vindas ressaltando a importância do cooperativismo na construção de uma sociedade mais justa. “As cooperativas mineiras estão dando um exemplo para o país de cidadania, ética, responsabilidade e, sobretudo, amor pelas comunidades”, afirma. 

Na sequência, o Coral Sicoob Credicom encantou a plateia com uma bela performance musical. A programação contou ainda com uma apresentação da campanha de 2016 e uma oficina de voluntariado, ministrada pelas consultoras Marina Rocha e Roberta Rossi.
Os cooperados participaram de dinâmicas em que exercitavam as práticas de mobilização de voluntários e a implantação de projetos transformadores. Para Marina Rocha, as cooperativas precisam estar próximas das comunidades para saber as reais necessidades e, a partir disto, trabalhar de maneira sinérgica em prol dessas pessoas. Já Roberta Rossi avalia que um bom relacionamento com as comunidades é um fator essencial para o sucesso de um projeto voluntário. “É esse contato próximo que vai motivar os voluntários a se dedicarem cada vez, com tempo e atenção ao próximo. Eles verão resultado no que estão fazendo”, explica.

A apresentação também trouxe uma explicação sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O analista administrativo da Unimed João Monlevade Igor Quaresma Santos, por exemplo, afirma que sua cooperativa já está trabalhando para alinhar as ações voluntárias à nova agenda da ONU. “Nós temos várias ações que asseguram uma vida saudável e promovem o bem-estar, por exemplo”.

Outro desafio este ano é promover cada vez mais a intercooperação. Essa já é uma atividade comum entre as cooperativas de Minas Gerais. No município de Luz, por exemplo, a Sicoob Crediluz em parceria com a Copagro, possui um projeto que ajuda ao longo de todo o ano a entidade Vila Vicentina. “Nós promovemos uma arrecadação de recursos junto aos cooperados durante o ano todo e também ajudamos na tradicional festa junina que a entidade promove para angariar recursos”, conta Andrea Pereira, agente de atendimento do Sicoob Crediluz.

Lançamento da Campanha do Dia C 2016 reúne cooperativistas em BH

No dia 25 de fevereiro, a Casa do Cooperativismo Mineiro recebeu mais de 100 cooperativistas, de várias cidades do Estado, para o lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2016. O evento também contou com a presença de Maria Eugenia Ruiz Borba, gerente de promoção Social do Sescoop Nacional. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, realizou a abertura do evento e falou sobre sua alegria com o Dia C: "Esse evento é o que mais me emociona, pois é um projeto que faz com que a cooperativa que adota essa iniciativa se torne mais querida, não só pelas pessoas envolvidas como também pelos beneficiados".

Scucato aproveitou a oportunidade para ressaltar o foco do projeto. "O Dia C não é um dia de caridade, é um dia de amor. As cooperativas que escolhem adotar a iniciativa conquistam o carinho ds cooperados e da comunidade na qual ela está inserida". De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, "o Dia C é a ação onde o cooperativismo dá exemplo de amor, solidariedade e voluntariado para a sociedade". Antes de se despedir, ele deixou uma mensagem aos cooperativistas. "Tenham a certeza de que vocês estão participando de um projeto da mais alta dignidade". Logo em seguida, o Coral Sicoob Credicom se apresentou ao público.

Na ocasião, os participantes também puderam conferir a nova identidade visual da campanha do Dia C, que traz o slogan "Ações que Constroem e Transformam Vidas". O layout da campanha este ano faz referência ao símbolo da colmeia, graficamente representada por hexágonos que remetem ao exemplo da união, multiplicação e ao trabalho em equipe, remetendo ao cooperativismo.

A gerente de promoção Social do Sescoop Nacional, Maria Eugenia Ruiz Borba, falou sobre as expectativas para a iniciativa em 2016. "Estou muito segura de que os números alcançados pelo projeto no ano passado irão se duplicar em 2016, porque o engajamento das cooperativas em fazer o bem e estar próximo da sua comunidade só tem aumentado". Ela também ressaltou a importância da participação das cooperativas de Norte à Sul do país. "Ter 27 Estados engajados no projeto e aumentando o número de voluntários e beneficiários engrandece, cada vez mais, a força do projeto", afirmou Maria Eugenia.

A programação do evento também contou com uma oficina de voluntariado ministrada por Mariana Rocha e Roberta Rossi, consultoras do Conexão Trabalho - Consultoria Especializada em Inovação e Projetos Sociais. As consultoras apresentaram um estudo sobre o voluntariado no Brasil. De acordo com os dados, 25% da população brasileira se dedica a algum serviço voluntário. Desse total, 54% realiza a atividade com frequência.

Participando do Dia C pela primeira vez, a agente de marketing do Sicoob Crediverde, Raquel Gibosky de Paula, gostou muito da experiência. "A oficina ministrada esclareceu muitas coisas e acredito que, com a metodologia apresentada, eu conseguirei desenvolver projetos para a cooperativa de maneira mais assertiva", contou.

De acordo com Andrea Sayar, gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, o Dia C 2016 traz novos objetivos a serem alcançados. Um deles é aumentar o número de projetos intercooperativos. "A ideia é que as cooperativas se unam para desenvolver ações e projetos de forma conjunta na cidade e na região", disse. Outro aspecto a ser trabalhado este ano é a continuidade das iniciativas. "Queremos que os projetos sejam desenvolvidos a longo prazo, mais consistentes e bem estruturados. O objetivo é deixar de lado essa visão de assistencialismo e passar a enxergar essas iniciativas como sendo de responsabilidade social e com projetos mais perenes", declarou a gerente.

Este ano, o Sistema também lançou um "desafio do bem": cada cooperativa participante deverá trazer uma cooperativa não-participante para integrar o Dia C. "Queremos ampliar, ainda mais, nossa corrente de transformação", ressaltou Andrea.

Para acompanhar todas as iniciativas e informações sobre a iniciativa em Minas Gerais, basta acessar o Blog do Dia C.
(Fonte: Sistema Ocemg)

Paraná faz lançamentos regionais do Dia C

A campanha nacional de estímulo ao voluntariado no meio cooperativista já teve início no Paraná. O Dia de Cooperar (Dia C), como a ação foi batizada, foi lançada regionalmente no dia 23 de fevereiro, em Maringá, no noroeste do estado, e dia 25, em Carambeí, região centro sul. “Este ano, optamos por lançar a ação nas reuniões dos Agentes Desenvolvimento Humano porque desta forma abrangemos um número maior de cooperativas”, explica a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fabianne Ratzke. 
 
Participações - Em Maringá, a reunião aconteceu no Sicoob Central Unicoob, e reuniu 33 agentes de cooperativas do norte e noroeste do Paraná. As atividades foram conduzidas pelos analistas do Sescoop/PR Carlos Eduardo de Souza Nunes, Jessé Rodrigues, Ketlyn Zipperer Mali e Marcelo Martins. Em Carambeí, participaram, na sede da Frísia, 11 agentes de cooperativas da região centro sul, sendo que as atividades foram coordenadas pelos analistas do Sescoop/PR Carla Jeane Lampe, Camila Yoshie Hamasaki, Edson Luis Carvalho de Sousa e Emerson Barcik, e pela assistente Janaína Rosário. Além desses, estão programados mais dois lançamentos, no dia 14 de março, na Coasul, em São João, no sudoeste, e dia 17, na Lar, no Oeste do estado. Em ambas as ocasiões, as atividades serão conduzidas pelos analistas Fernando Mendes e Eliane Goulart, e pela assistente Francine Danielli.
 
Lema - Quem esteve presente teve a oportunidade de conhecer a nova campanha que em 2016 tem como lema “Ações que constroem e transformam vidas”.  “Foram apresentados os resultados das ações realizadas pelas cooperativas da região no ano passado com o intuito de estimular o desenvolvimento de ações contínuas e práticas de voluntariado por um maior número de cooperativas”, ressaltou a analista Ketlyn Zipperer Mali. “A receptividade foi bastante positiva, o que reforça nossa expectativa de que as mobilizações em torno do Dia C vem ganhando força no Paraná”, completa Carla Jeane Lampe. 
 
Continuidade - “Um dos objetivos deste ano é o incentivo para que as ações sejam contínuas”, explica Fabianne Ratzke, lembrando ainda que, além das ações ao longo do ano, a proposta é que no dia 02 de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, os estados participantes promovam uma grande ação conjunta, ofertando à comunidade atendimentos e serviços voluntários, e atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc. Ao realizar uma ação simultânea em todo o país, espera-se evidenciar à comunidade e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas, cooperados e empregados, no campo da Responsabilidade Social.
 
A Campanha – O Dia C - Dia de Cooperar - é uma campanha nacional do cooperativismo de incentivo à prática ao voluntariado. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema Ocepar, em âmbito estadual, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes. No ano passado, houve o engajamento de 99 cooperativas paranaenses, além do Sistema Ocepar. Foram realizadas 52 iniciativas, em 57 municípios. As ações mobilizaram cerca de 4 mil voluntários e beneficiaram mais de 35 mil pessoas.
(Fonte: Sistema Ocepar)

 

Dia C estimula formação da 1ª cooperativa de energia renovável do Brasil

O Dia de Cooperar deixou resultados profundos em Paragominas (PA), município que sediou a grande celebração do cooperativismo paraense em 2015. A ação social beneficiou mais de 3mil pessoas. Dos 1.452 voluntários, surgiram vários empreendimentos cooperativistas no município. Um deles é a iniciativa pioneira em geração de energia sustentável, a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober). Na última semana, ocorreu a assembleia de constituição da Coober, que tem apoio institucional da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA), da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Prefeitura Municipal de Paragominas.

Segundo o presidente e idealizador da Coober, Raphael Vale, o Dia de Cooperar foi determinante para incentivar a formação de negócios criativos e sustentáveis. “Paragominas tem o selo de município verde no Pará, que respeita o meio ambiente e que estimula práticas sustentáveis. O Dia de Cooperar veio corroborar em muito neste sentido, abrindo as portas para uma nova visão de mercado: o cooperativismo, que se mostra como uma opção visionária de negócio e colaborativa”.

Em um primeiro momento, a energia produzida será apenas para a autogestão dos 22 cooperados. A ideia inicial será a implantação de uma usina que fará a distribuição para cada residência. O local da usina ainda está sendo definido. O investimento para a obtenção de tecnologia será na faixa de R$ 0,5 milhão. A previsão de inauguração é até o final de 2016. “Nosso objetivo é produzir a energia que cada um consome. Somos um grupo de amigos que tem a visão de um mundo diferente que terá a produção descentralizada de energia e de uma forma renovável, como hoje é Alemanha. Cerca de 30% da energia produzida pelos alemães é de fonte renovável. Eles estão entre os dois maiores países produtores de energia solar do mundo”, afirma Raphael. 

A cooperativa está em fase de planejamento. Após a formalização legal da Coober, os cooperados farão uma análise técnica para definição de qual linha energética será trabalhada. São três possibilidades: produção fotovoltaica, utilizando os raios solares; A biodigestão, gerando energia através de biodigestores e a produção eólica. Existe ainda a possibilidade de se combinar uma produção híbrida, captando energia solar e eólica.

Sistema Ocesp prepara sensibilização para cooperativas paulistanas

No próximo dia 10 de março o Sistema Ocesp realizará um evento para apresentar às cooperativas da cidade de São Paulo os programas da instituição nas áreas de cultura e responsabilidade social. Entre eles, o Dia de Cooperar. O objetivo é sensibilizar as cooperativas paulistanas para se juntarem à corrente do bem que é a marca registrada do Dia C. 

As inscrições para ações do Dia C 2016 já estão abertas, e para os dias 10, 11 e 12 de maio está previsto o lançamento oficial do Dia C no Estado de São Paulo.

Dia C na unidade nacional

Na manhã de hoje (4/3), uma reunião diferente preencheu a agenda dos gestores e da Diretoria da unidade nacional do Sistema OCB. Eles foram apresentados à campanha 2016 do Dia de Cooperar e puderam ver, em detalhes, o funcionamento de todo o processo, com todas as áreas envolvidas na sua realização. Foi uma iniciativa com o objetivo de aproximá-los, desde já, do tema, dos materiais disponíveis e dos alinhamentos realizados, para que possam, junto às suas equipes, impulsionar ainda mais a divulgação da maior rede cooperativista de voluntariado do país, essa grande corrente do bem, que tem como objetivo principal a transformação social.

Campanha apresentada, vídeo mostrado, jingle decorado... e agora, todos com a missão de espalhar a semente do Dia C entre suas equipes, colegas e familiares. Somos todos voluntários, somos todos socialmente responsáveis. Somos todos cooperativistas. Vem com a gente, #vemcooperar.

Lançamento do Dia C 2016 em Goiás será em abril

No dia 5 de abril será dada a largada para organização do Dia de Cooperar – Dia C 2016. As cooperativas de todo o Estado estão convidadas a participar do evento, que será realizado na Casa do Cooperativismo, das 8 horas às 12 horas. O objetivo do encontro é apresentar os detalhes da campanha de 2016. Os participantes serão informados do prazo para inscrições e para realizar os projetos, e, da entrega do relatório de execução. Na data também será apresentado o kit do Dia C para as cooperativas, que vão receber além das peças tradicionais como camisetas, mãozinhas, balões e outros, novidades para auxiliar no trabalho.

O presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme de Souza, fará a abertura do evento, que será realizado em paralelo ao 3º Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás (3º Coomunica). Em seguida o gerente do Centro de Formação de Voluntários da OVG, Wellington Divino,  vai proferir a palestra “A importância do trabalho voluntário nos dias atuais”. Após a palestra, será a apresentado o cronograma da campanha do Dia C 2016, que neste ano tem como tema “Ações que constroem e transformam vidas”. Além disso, será exposto em uma rápida palestra as motivações que levam o Dia C a trazer o empoderamento das entidades beneficiadas, elencar os 20 objetivos da ONU em fomentar o voluntariado e, sobretudo, esclarecer qual a diferença entre voluntariado e assistencialismo.

As ações do Dia de Cooperar – Dia C 2016 serão divulgadas no portal do Dia C Brasil, no blog do Dia C Goiás, no Boletim Goiás Cooperativo, no site Goiás Cooperativo, no programa de rádio produzido pelo Sistema OCB/GO e nas redes sociais do Sistema. No final da campanha, todos os trabalhos vão compor um livro que contará todas as especiais histórias de voluntariado executadas em Goiás. 
(Fonte: Sistema OCB/GO)

 

Ajudar é fácil - pratique a cooperação! Esta é a campanha para ajudar desabrigados da chuva no RJ

Tendo como direcionador o 7º Princípio Cooperativista -  Interesse pela Comunidade - o Sistema OCB/RJ está desenvolvendo uma campanha chamada “Ajudar é fácil – Pratique cooperação”. A iniciativa, que faz parte das ações do programa Dia C, pretende arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas e itens de higiene pessoal para a população das cidades de Maricá, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram os municípios no último dia 1º de março.

Cooperativas e pessoas da comunidade que desejam ajudar, podem encaminhar as doações para o setor de Promoção Social do Sescoop/RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 583 – 12º Andar, sala 1.205. Mais informações pelo telefone (21) 2232-0133.

#vemcooperar

Cooperativas de Pernambuco já podem se preparar para o Dia C 2016

As cooperativas pernambucanas que têm interesse em participar da rede de voluntários do Dia de Cooperar já estão convidadas para participar do lançamento da campanha no dia 1° de abril, a partir das 14h na sede do Sescoop/PE. Para Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, o Dia de Cooperar existe para provocar mudanças de atitude e comportamento do bem comum. ‘‘Um evento como este só tem sentido se for capaz de despertar nas pessoas um compromisso com a sociedade. Não podemos ter um cooperativismo morno. É necessário que todos sejam engajados, proativos e comprometidos com a ação’’, afirma. 

O evento marca o início do projeto com o tema “Ações que constroem e transformam vidas” e quem tiver o interesse em participar do lançamento oficial, deve doar 2kg de alimento não perecível. Vale lembrar que os itens arrecadados serão doados a uma instituição beneficiada por ações do Dia C.

Endereço do Sistema OCB/PE: Av. Manoel Joaquim de Almeida, 165, Iputinga, Recife (PE).

Campanha do Dia C 2016 será lançada, no Ceará, dia 31 de março

Está marcada a data de lançamento no Ceará do Dia de Cooperar (Dia C) 2016. No dia 31 de março, na casa do cooperativismo cearense, cooperativas e instituições parceiras ficarão sabendo de todas as novidades da maior campanha de voluntariado realizada pelo Sistema OCB. A partir das 8h, palestras, orientações de como as cooperativas podem participar, o que é a campanha, quais os benefícios às cooperativas e à população, plano de comunicação e momentos de integração irão compor a programação do lançamento que este ano deve contar mais uma vez com a presença de um representante da unidade nacional do Sistema OCB e de um representante responsável por toda parte de divulgação e marketing das ações do Dia C no estado. 

O Dia C é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual. São milhares de ações voluntárias em uma grande corrente do bem. Em 2015, foram 1.078 iniciativas que beneficiaram mais de 2,5 milhões de pessoas. O Ceará teve um crescimento de 32% na participação das cooperativas, em relação ao ano interior. “Desde que começamos a participar do Dia C, em 2013, como estado piloto, como experiência, vimos que essa ação iria ser de grande benefício. Este será a nossa quarta participação e, com certeza, vamos conseguir fazer mais e queremos fazer mais. Muita gente precisa ser ajudada e o Dia C é uma ótima alternativa para que, com a força do bem, a gente possa fazer a diferença ajudando a transformar vidas.”, disse a Técnica de Promoção Social, Marilucia Sousa.

Já as comemorações do Dia de Cooperar acontecem só no dia 2 de julho. O evento vai ser realizado na mesma data em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (segundo sábado do mês de julho). Nesse dia, a população poderá conhecer mais sobre o Dia C, além de ter acesso gratuito a diversos serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, etc. No palco, atrações musicais e culturais irão se revezar para deixar o dia de comemorações bem mais animado. Mas a cooperativa já pode conferir todas as informações aqui, no site oficial do Dia C.

SERVIÇO
Lançamento Estadual do Dia de Cooperar 2016
Dia 31 de março de 2016
Local: Sede do Sistema OCB/CE - Rua Ildefonso Albano, 1585 - Aldeota. Fortaleza/CE
Horário: a partir das 8h

MT lança Dia C em abril

As cooperativas de Mato Grosso, que integram à maior rede de voluntariado do país, já se preparam para o Dia ‘C’ de 2016, que acontecerá no dia 2 de julho. Essa é a data onde se celebra as ações de voluntariado de cooperados, funcionários e dirigentes do sistema cooperativista. O Sistema das Organizações das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso – Sistema OCB/MT, fará o lançamento oficial do Dia ‘C’, com uma programação especial no dia 05 de abril, em sua sede, em Cuiabá.

“O ato de Cooperar é parte dos nossos princípios, inerente ao Interesse pela Comunidade. As cooperativas vão ao encontro desse público externo oferecendo o voluntariado que elas mesmas construiram para que a sociedade conheça esse movimento. O Dia de Cooperar encurta o caminho até a comunidade, que é parte importante do sistema cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Todas as 163 cooperativas registradas na Unidade de Mato Grosso serão convidadas para o lançamento. Na ocasião serão repassados os procedimentos necessários para participar do programa Dia ‘C’ – Dia de Cooperar, que este ano chega com o desafio ainda maior: multiplicar iniciativas estruturadas e continuadas que beneficiam as pessoas ao longo do ano.

Este será o quarto ano que Mato Grosso participa do programa e em 2015 contou com  44 cooperativas, com mais de 4 mil voluntários, que beneficiaram quase 60 mil pessoas com projetos que transforaram vidas. A proposta é que em 2016 esses números sejam ainda maiores e com ações contínuas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

O Dia C – o Dia de Cooperar – já chegou em todos os estados brasileiros e 1.250 cooperativas brasileiras promoveram ações de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social, que só no ano passado beneficiaram 2,5 milhões de pessoas. Este ano o lema será: "Ações que constroem e transformam vidas".

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia de Cooperar é uma excelente oportunidade para os brasileiros conhecerem a força do cooperativismo. “As cooperativas têm o poder de contribuir econômica e socialmente. E o Dia C é essa essência colocada em prática. Fortalecer as pessoas e as instituições é a melhor contribuição do programa, que realiza ações diretas, focadas em resultado”, afirma.

No site http://diac.brasilcooperativo.coop.br/ as cooperativas já podem conhecer as novidades, tirar dúvidas e começar a planejar suas ações para o maior movimento de voluntariado do Brasil. Participe.

Cooperativas do DF também se preparam para o Dia C

As ações voluntárias do Dia de Cooperar, que já beneficiaram mais de dois milhões de pessoas, também vão acontecer no Distrito Federal. No dia 16 de março, as cooperativas inscritas estão convidadas para o lançamento do projeto na capital do país. Para Roberto Marazi, presidente do Sistema OCDF, o dia C é uma campanha com a cara do cooperativismo. ‘‘Fico muito feliz em realizarmos este movimento mais uma vez. Trabalhar para que o crescimento da sociedade aconteça é a missão das cooperativas brasileiras’’, ressalta Marazi.  
O lançamento da campanha acontecerá no dia 16 de março, às 16 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB), na Galeria 4 – Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES Trecho 2, lote 22.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3328913 ou (61) 33453036.