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Sescoop aposta na formação

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Um grupo formado por 44 conselheiros fiscais e de administração estão em Brasília (DF), participando do primeiro módulo do Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred). A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar fez abertura ressaltando e agradecendo o comprometimento de cada conselheiro com aprimoramento constante. “A necessidade de as cooperativas de crédito se profissionalizarem cada vez mais foi o mote para a elaboração desse programa construído de forma participativa com as unidades estaduais e o sistema de crédito cooperativo”. 

O Formacred, que  faz parte do Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo (Educred), tem como objetivo oferecer formação de qualidade a conselheiros de Administração e Fiscal, contribuindo para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional.

Segundo ela, o primeiro passo para construir o programa foi identificar as reais necessidades de desenvolvimento dos empregados e dos dirigentes das cooperativas de crédito. A esses dados foram somados os tipos de capacitação considerados importantes pelo Banco Central.

A capacitação ocorrerá de hoje (16/5) até sexta-feira (18) e na próxima semana, uma nova turma participará de quarta-feira (23/5) a até sexta-feira (25/5).  O primeiro módulo, conforme explicou o consultor Inocêncio Magela de Oliveira, trará uma abordagem comportamental, e esta dividido em dois blocos, cada um com carga horária de 24 horas.

O s próximos módulos do Formacred já estão previstos e deverão ser realizados nos meses de junho, agosto, setembro e novembro de 2012. Ao final das 96 horas, os participantes serão certificados pelo Sescoop.
 

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Sescoop divulga resultado da 1ª etapa do Processo Seletivo 01/2012

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou nesta terça-feira (15/5) o resultado da 1ª etapa do Processo Seletivo 01/2012. Os candidatos aprovados passarão agora por uma avaliação de conhecimentos, no dia 18/5, às 9h, na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
 
A seleção é para o cargo de analista Tributário e o processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
 
Mais informações estão disponíveis no Comunicado Oficial.
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Zoneamento Agrícola orienta plantio de feijão e arroz

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 14 de maio, o zoneamento agrícola do feijão primeira safra, para 13 estados; o arroz irrigado para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo; e o arroz de sequeiro para outros 15 estados. O zoneamento vale para a safra verão 2012/13.

A produtividade do feijão é bastante afetada pelas condições climáticas prevalentes durante o ciclo da cultura. Entre os elementos que mais influenciam na produção desta cultura estão a temperatura, a precipitação pluvial e a radiação solar. As altas temperaturas também têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro e as temperaturas baixas reduzem a produtividade. O período mais crítico se situa entre 15 dias antes da floração e a floração plena. Por isso, o plantio sob condições controladas apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de grãos e estabilidade de produção.

No caso do arroz irrigado e de sequeiro há peculiaridades no plantio que também devem ser levadas em conta. Os principais elementos climáticos que impactam a cultura do arroz são a temperatura, que influencia o crescimento, desenvolvimento e produtividade, e a precipitação pluvial, por exemplo. As fases mais sensíveis quanto à temperatura são as de pré-floração e floração. No caso específico do arroz de sequeiro, o regime pluvial é importante, porque o sequeiro é dependente do regime pluvial, uma vez que a ocorrência de estresses hídricos, pode comprometer a produtividade da cultura.

Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura quer identificar os municípios e os períodos de semeadura, para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões dos estados brasileiros.
(Fonte: Mapa)

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Representantes do cooperativismo de crédito se reúnem em Brasília

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 “A missão do cooperativismo de crédito se compara à do fuzileiro naval, que vai à frente, abrindo o caminho. Pelos avanços alcançados, especialmente na profissionalização da gestão, as cooperativas de crédito são, hoje, modelo a ser seguido pelos demais ramos”. A declaração foi dada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura, nesta quinta-feira (10/5), da reunião ordinária do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco), em Brasília (DF). O evento reuniu integrantes do Ceco, executivos ligados a diferentes sistemas e ao Banco Central do Brasil (BC), dirigentes de cooperativas centrais, convidados e representantes de entidades afins. Durante a solenidade, Manfred Dasenbrock, à frente da coordenação do Conselho nos dois últimos anos, transmitiu o cargo a José Salvino de Menezes, que assume a gestão 2012/2013.

Em sua fala, o presidente do Sistema OCB destacou que 2011 foi um ano de muitas conquistas para o setor. Entre os avanços, ele citou a chegada de mais de 700 mil novos sócios às cooperativas do sistema, além da manutenção de um crescimento acima da média do mercado. “Durante a crise mundial, que manifesta seus reflexos até os dias de hoje, as cooperativas foram os únicos empreendimentos a se sustentar, graças à sensibilidade de quem tem compromisso com as pessoas”, comentou Freitas, que manifestou, ainda, sua profunda expectativa com relação a avanços na tramitação do projeto de lei que regulamenta o acesso de cooperativas a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “Esta é com certeza uma de nossas prioridades para este exercício”, enfatizou.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do BC, Sidnei Marques, convidado a compor a mesa de abertura do evento. Ressaltou em seu discurso o importante papel das cooperativas de crédito dentro do sistema financeiro nacional. Segundo ele, os desafios daqui para frente são muitos, mas também as oportunidades. “O nosso sistema financeiro está em constante mudança. A cada momento, novas perspectivas surgem e precisamos estar preparados para trabalhar com essas realidades. Felizmente, hoje vivemos uma fase de juros e spreads reduzidos, na qual as pessoas estão tendo mais acesso aos bancos. Ao mesmo tempo, contamos com uma estrutura muito sólida no cooperativismo, baseada em centrais, confederações, o que facilita imensamente a gestão, diminuindo a possibilidade de riscos”, ressaltou.

Manfred Dasenbrock, que coordenou os trabalhos desenvolvidos pelo Ceco nos últimos dois anos, fez uma apresentação do panorama atual, incluindo ações realizadas e o andamento de outras que ficarão a cargo da nova direção. Dasenbrock enfatizou a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como instrumento de formação e capacitação para gestores e funcionários de cooperativas. “Até hoje, foram investidos R$ 45 milhões em ações capitaneadas pelo Sescoop, agregando qualidade à profissionalização e à gestão das cooperativas brasileiras”, pontuou.

A integração entre as redes de atendimento dos sistemas cooperativos brasileiros foi um dos destaques apresentados por Dasenbrock. O trabalho iniciado ainda em sua gestão teve a continuidade aprovada por todos os presentes e será mantido no plano de ação do Ceco para 2012. “Esta integração é o primeiro passo para nos tornarmos, efetivamente, um sistema”, endossou o presidente Márcio Lopes de Freitas.

Em seguida, o novo coordenador do Ceco, José Salvino de Menezes, assumiu os trabalhos e contou com o apoio do gerente do Ramo Crédito da OCB, Silvio Giusti, para apresentar as propostas construídas para o Plano de Ação do Ceco 2012. Ao longo da apresentação, os participantes puderam contribuir com sugestões e colocações que serão avaliadas na próxima reunião do Ceco.
O encontro segue durante o período da tarde, quando serão apresentados números relativos à evolução do cooperativismo de crédito no Brasil, além de dois paineis com a participação de representantes do Banco Central, Ministério da Fazenda e Casa Civil.

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Santa Catarina dobra investimentos em educação e formação

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Os investimentos da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em educação, formação e informação de associados e funcionários de cooperativas cresceram 106% (12,2 milhões de reais) em 2011.  Dessa forma, foi possível ampliar em 87,8% a qualificação profissional dos recursos humanos, beneficiando 156.000 pessoas.

“Temos 50% do Estado voltado ao cooperativismo e nossa meta é superar esse percentual, fazendo com que as escolas e o governo entendam melhor o cooperativismo e trabalhem com cooperação. Acredito que esta é a forma real de desenvolvimento de um país”, ressaltou o presidente Marcos Antonio Zordan, durante a abertura do 2º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizado no último fim de semana, em Florianópolis (SC).
 
O evento reuniu cerca de 200 participantes com o objetivo de fortalecer o Programa Cooperjovem e proporcionar a integração e o intercâmbio de experiências entre os educadores, coordenadores de cooperativas e demais parceiros.
 
Na opinião do gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativa da unidade nacional do Sescoop, Maurício Alves, os resultados obtidos pelo Sescoop/SC reforçam a determinação da instituição em trabalhar junto ao público jovem. “A Ocesc e o Sescoop/SC mais uma vez nos brindam com excelente trabalho e correspondem de forma brilhante à pujança cooperativista daquele estado. Demonstrações como essa vêm ratificar nossa determinação de que trabalhar junto aos jovens, em idade escolar, é fundamental e sempre nos levará a resultados que permitem termos a certeza da boa utilização dos recursos a estes fins destinados”, afirmou.
 
Segundo Alves, o foco da instituição está direcionado para o sucesso, cada vez maior, do programa. “A Unidade Nacional está em plena carga, com novos estudos e propostas, para, ainda mais, manter o êxito do Cooperjovem”, declarou.
 
Saiba mais - As atividades do Cooperjovem em Santa Catarina previstas para 2012 incluem cursos de formação continuada e treinamentos específicos sobre dinâmica de projetos e oficinas de cooperativismo, contação de histórias e danças circulares. Outras ações deste ano envolvem o blog criado especialmente para o programa no estado e o projeto Gincana Cooperativa ‘’Por um Mundo Melhor”, que será realizado em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, além do Prêmio Estadual Escola Cooperjovem 2012.
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Comitê avança na elaboração de metodologia para programa de gestão nas cooperativas

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Estiveram reunidos hoje (3/5), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Brasília (DF), os membros do Comitê de Gestão, responsáveis pela construção da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), previsto na Diretriz de Monitoramento da instituição. “A meta do grupo é concluir os trabalhos ainda no primeiro semestre para que seja iniciada  a etapa de capacitações regionais. A ideia é que a metodologia esteja disponível para as unidades estaduais para aplicação a partir de 2013”, explicou a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.

Segundo a gestora, o grupo, que conta com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) na elaboração, já efetuou até o momento duas revisões no material , além da devolutiva junto às cooperativas que aderiram à Diretriz. “A metodologia para o PDGC vem para complementar a Diretriz”, afirmou. Sobre a colaboração da FNQ neste processo, Susan afirma ser fundamental para unir a expertise em cooperativismo, própria do Sescoop, com o know-how da FNQ no que diz respeito a excelência da gestão: “o objetivo é a construção de uma metodologia de excelência da gestão para as cooperativas alinhada aos princípios do cooperativismo”.

De acordo com Susan, mais três reuniões do Comitê estão previstas até junho deste ano para finalização da metodologia. Em julho, o resultado deverá ser apresentado aos técnicos de monitoramento das unidades estaduais para, em 2013, ser aplicado pelas cooperativas. “Estamos trabalhando para fazermos o repasse para os técnicos até o final do ano. A ideia é realizarmos as capacitações regionais ainda no segundo semestre, para que eles possam ir a campo no próximo ano”, afirmou.
 

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Produtividade agrícola brasileira cresce mais que a mundial

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Ampliação do crédito rural, incentivo à exportação e à pesquisa são apontados como fatores que impactaram positivamente o crescimento da agricultura brasileira nos últimos 30 anos, especialmente com o aumento da produtividade. Enquanto no Brasil a produtividade da agricultura cresce a taxa média de 3,56% ao ano, no mundo, essa taxa decresce. É o que aponta estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O trabalho estima os índices de produtividade total dos fatores (PTF) para a agropecuária brasileira para o período entre 1975-2011 e discute seu desempenho comparado com indicadores do mesmo gênero estimados para as principais agropecuárias mundiais, demonstrando posição de destaque do Brasil nesse contexto. Também são analisados os efeitos das políticas sobre a produtividade no Brasil, com destaque para as exportações, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a evolução do crédito rural.

Segundo o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do ministério, José Garcia Gasques, o efeito mais forte sobre a produtividade está relacionado aos gastos com pesquisa. Um aumento de 1% nesses gastos resulta em acréscimo de 0,35% sobre a produtividade. Na sequência, vem o aumento dos desembolsos por conta do crédito rural a produtores, cooperativas e agricultura familiar de 0,25%. Já os resultados para as exportações da agricultura mostram um aumento de 1% das exportações do agronegócio em decorrência do aumento de 0,14% da produtividade.

Os efeitos do crédito rural sobre a produtividade ocorrem porque possibilita aos agricultores a aquisição de insumos de melhor qualidade, a adoção de melhores tecnologias e possibilita a ampliação da escala de produção pela aquisição de mais terra ou novos equipamentos. Por outro lado, as exportações afetam a produtividade por duas razões principais. A primeira é que a ampliação das vendas ao exterior requer o aprimoramento da qualidade dos produtos e com isso a incorporação de melhorias na produção que somente acontece com maior produtividade. A segunda razão é que, para exportar, é necessário o país ser competitivo e isso requer aumentos de produtividade para que seja possível produzir com menores custos. “A exportação na maior parte das vezes exige o aumento da escala de produção o que permite o uso de tecnologias mais avançadas”, destacou.

A atuação da pesquisa sobre a produção se dá através das possibilidades que abre em termos de descobertas de novas variedades, mais resistentes e produtivas, técnicas de manejo mais aprimoradas, novas formas de plantio, aprimoramento da qualidade dos insumos, etc. Os efeitos da pesquisa não são imediatos, mas cumulativos, chama atenção o técnico. Por isso, os resultados ocorrem após certo período de tempo que depende do tipo de pesquisa, entre outros fatores.
(Fonte: Mapa)

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Setor discute plano estratégico para o café

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Representantes de produtores, exportadores e torrefadores de café se reúnem na próxima quinta-feira, 03 de maio, em Brasília, com representantes do governo, para discutir assuntos da pauta do Conselho Nacional de Política Cafeeira (CDPC). O conselho discutirá um plano estratégico para o desenvolvimento do setor cafeeiro que integrará a política governamental de 2012 a 2015.

Para a elaboração do plano estratégico, os técnicos debaterão o aumento de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo a difusão e transferência de tecnologia. Marketing, capacitação de agentes do agronegócio café, certificação, crédito e comercialização, financiamentos, liberação de recursos e mecanismos de mercado também serão tratados no encontro.

Esta será a segunda reunião do CDPC este ano. Participam o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
(Fonte: Mapa)

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Sescoop trabalha na consolidação nacional de dados do monitoramento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está em fase de consolidação das primeiras informações enviadas pelas unidades estaduais após a fase de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento, realizada no final de 2011 e início de 2012. Por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), está sendo possível reunir dados relevantes para nortear as próximas ações da instituição no que diz respeito às áreas de formação, planejamento e monitoramento.

“Uma das grandes dificuldades vivenciadas pelo sistema até hoje era o fato de não conseguirmos visualizar e dar visibilidade às ações realizadas pelas unidades estaduais”, relata a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. De acordo com a gestora, a aplicação da ferramenta dará maior evidência aos trabalhos desempenhados pelos estados, “auxiliando, inclusive, o desenvolvimento de ações voltadas aos objetivos constantes do planejamento estratégico da instituição”.
 
O funcionamento é bem simples. Junto com as orientações sobre como aplicar o PAGC, as UE’s receberam uma ferramenta, chamada de instrumento consolidador. Nele, estão contidos os dados sobre o que era previsto realizar no período, e as lacunas a serem completadas com o que efetivamente foi realizado. De acordo com o cronograma estabelecido pelo programa, as UE’s têm até o dia 15 de cada mês para enviar as informações referentes ao mês anterior. “A unidade nacional, então, de posse desses dados, consolida-os, formando um diagnóstico final, completo, da realidade do sistema cooperativista. Com isso, é possível dar um feedback às UE’s, fortalecendo a autogestão do Sistema, o desenvolvimento do planejamento estratégico do Sescoop e as atividades de monitoramento”, complementa a gestora.
 
Outra atividade prevista é a construção do Cadastro Nacional de Cooperativas. Paralelamente ao trabalho de consolidação dos dados provenientes do monitoramento, o Sescoop está trabalhando, também, na elaboração de uma política de utilização das informações, que será adotada quando o Cadastro estiver pronto.
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BC divulga orientações sobre governança nas cooperativas de crédito

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O Banco Central do Brasil (BC) divulgou carta-circular que contribui na interpretação da Resolução 3.859/2010, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de cooperativas de crédito. O documento traz maior esclarecimento e segurança para a melhor aplicação das normas referentes aos dispositivos de governança das instituições.

Em decorrência das frequentes consultas e dúvidas surgidas a respeito do assunto, o BC publicou no último dia 11 a Carta-Circular nº 3.547/2012, esclarecendo pontos relativos às disposições do artigo 18 da Resolução de 2010, que é aplicável às cooperativas singulares de livre admissão, de empresários, de pequenos empresários, miocroempresários e microempreendedores e àquelas com quadro social de vínculo de natureza associativa, econômica ou social. “A resolução determina a adoção de estrutura administrativa integrada por conselho de administração e por diretoria executiva, subordinada ao conselho, admitindo a acumulação entre os dois órgãos para, no máximo, um dos membros do conselho. A acumulação das presidências, no entanto, é vedada”, explica o chefe do departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf/BC), Adalberto Gomes da Rocha.
 
Para facilitar o entendimento, o BC preparou uma relação de orientações, que pode ser acessada neste link. O chefe do Deorf enfatiza que as orientações contidas na Carta, assim como os dispositivos da Resolução, deverão ser observados atentamente pelas cooperativas nas suas disposições estatutárias e na instrução de pleitos junto ao órgão fiscalizador. Para acessar a Carta-Circular, clique aqui.
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Sescoop/PE recebe orientação para implantar o programa Aprendiz Cooperativo

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Orientar as unidades estaduais na implantação e operacionalização do Programa Aprendiz Cooperativo. Esse foi o compromisso assumido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) quando do lançamento do programa em novembro de 2011. Com esse objetivo, os analistas de Desenvolvimento e Gestão da unidade nacional, Edlane Resende e Orlando Leite, se reuniram com técnicos do Sescoop/PE para norteá-los na execução do programa.

“O objetivo da reunião é elaborar um plano de ação que oriente, passo a passo, providências a serem tomadas para garantir a formação de aprendizes conforme as necessidades da unidade estadual e de suas respectivas cooperativas locais”, explicou Edlane.

A analista destacou, ainda, que o plano de ação viabilizará a oferta do Programa Aprendiz Cooperativo para as cooperativas, garantindo, além do cumprimento à exigência legal prevista na Lei nº 10.097/2001, uma formação centrada nos preceitos do cooperativismo. “É uma oportunidade de contribuirmos para uma política de responsabilidade social”, complementou Orlando Leite.

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Conselho Nacional do Sescoop aprova parceria com Embrapa

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O Conselho Nacional do Sescoop aprovou, nesta terça-feira (17/4), um Protocolo de Intenções que prevê o desenvolvimento de pesquisa para o setor cooperativista, formação e capacitação de pessoas, além de ações voltadas a sustentabilidade. A formalização da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será no dia 25.

Entre outros assuntos tratados na 71ª reunião ordinária do colegiado, que ocorreu na sede da instituição, em Brasília (DF), foram aprovados, também, cinco projetos a serem executados com recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop).

 De acordo com a assessora em Gestão Estratégica, Karla Tadeu Oliveira, as propostas estão alinhadas com três dos objetivos traçados no planejamento estratégico da instituição para o período 2011-2013. “São projetos voltados a disseminação da cultura da cooperação, adoção de boas práticas de governança e ampliação do acesso à formação em gestão cooperativista, por meio dos quais poderemos visualizar resultados ainda em 2012”, explicou Karla. Também foram apresentadas as metas sistêmicas no Sescoop, para este ano, tendo como referência o planejamento estratégico.
 

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Sistema Sicredi atinge a marca de 2 milhões de associados

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Em apenas cinco anos, o Sistema Sicredi registrou um aumento de 100% na base de associados. Atualmente, são 2 milhões de associados, distribuídos em dez estados brasileiros. Neste período, o volume de ativos cresceu de R$ 6,7 bilhões para R$ 26 bilhões, um incremento de 288% de 2006 a 2011. De acordo com o presidente executivo do Sistema Sicredi, Ademar Schardong, a meta, estabelecida no Planejamento Estratégico 2011-2015, é fechar 2015 com 3,5 milhões de associados.

Para Schardong, esta conquista reflete que, cada vez mais, as pessoas estão descobrindo a força da cooperação. “As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, atuando como instrumento de organização econômica da sociedade. A ONU reconheceu essa importância e declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas”, analisa.
A marca de 2 milhões representa, apenas em 2011, um crescimento de 13% na base de associados do Sicredi, cujas movimentações e operações foram responsáveis por um crescimento de 31,3% no crédito total do Sicredi, que atingiu a montante de R$ 14,5 bilhões, em dezembro. Vários produtos disponíveis aos associados obtiveram um incremento recorde, como consórcios, com um volume de crédito 50% superior a 2010 e também 35% a mais de cotas.  No crédito rural, o Sicredi concedeu em 2011 mais de R$ 6 bilhões em recursos para produtores rurais.

No Sicredi, a utilização de produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros e consórcios, trazem benefícios aos associados, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados proporcionalmente ao volume das suas operações e reinvestidos no lugar onde vivem, fortalecendo a economia da região. O Sicredi não é um banco: é um sistema de 115 cooperativas de crédito que tem um banco cooperativo. É diferente das instituições tradicionais em vários aspectos, como a participação dos associados na definição, em assembleias, do futuro do empreendimento.
 

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Freitas recebe nova diretoria do Sinacred

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O presidente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Márcio Lopes de Freitas, recebeu na tarde desta quinta-feira (12/4) a visita da nova diretoria do Sindicato Nacional das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos (Sinacred), representada pelos diretores Presidente, Livio Malinconico, Administrativo, Mauro Sirimarco, e Financeiro, Ricardo Blanc. Os dirigentes foram eleitos no dia 7 de janeiro deste ano.

Durante o encontro, os diretores manifestaram o interesse de fortalecer o relacionamento entre as entidades. Segundo Freitas, a integração é extremamente importante. “Estreitar as relações e intensificar a convivência só tende a favorecer a representação da categoria econômica”, afirmou o dirigente cooperativista.

Para dar continuidade às ações de relacionamento, as diretorias das entidades sindicais se encontrarão novamente no próximo mês.
 

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Pará inicia implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop-PA)  iniciou na última semana a primeira etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento.  A apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi feita para a Central das Cooperativas de Transporte de Passageiros do Sudeste do Pará, com sede no município de Parauapebas, há cerca de 850 km da capital, que reúne seis cooperativas. Participaram da apresentação pelo Sistema OCB/Sescoop-PA, o gerente técnico da OCB, Francisco Pessoa, o técnico em Cooperativismo, Sandoval Neto, e o presidente da OCB/Sescoop-PA, Ernandes Raiol.

O PDGC é uma nova ferramenta, desenvolvida pela Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) do Sescoop nacional, e que se encontra em fase de aplicação pelas unidades estaduais. “Com a introdução da metodologia para o PDGC, previsto na Diretriz Nacional de Monitoramento, o Sescoop-PA visa o desenvolvimento das cooperativas paraenses buscando assegurar a longevidade dos empreendimentos com transparência e governança”, afirma Raiol.

Na opinião do presidente do sistema cooperativista paraense, o Monitoramento vai oferecer uma excelente oportunidade de crescimento para o sistema cooperativista como um todo. O primeiro passo é garantir a adesão das cooperativas interessadas e realizar o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), onde quatro linhas deverão ser seguidas: Ser cooperativa; ter governança (PAGC II); ter saúde financeira (PAGC III) e ter boa gestão (PDGC).

O gerente Operacional/Capacitação do Sescoop-PA, Júnior Serra, destaca que a cooperativa, como qualquer outro empreendimento, tem necessidade de desenvolvimento. "Com o monitoramento, o Sistema terá um raio-X da cooperativa e assim ela terá condições de melhorar, inclusive, sua relação com cooperados, funcionários, mercado e sociedade em geral", esclarece.

Raiol explica que o monitoramento é de grande importância para o processo de gestão das cooperativas paraenses, visto que o Sescoop é a única instituição do Sistema S que possui esta ferramenta. “Isso vai, com certeza, desaguar no processo de certificação dos nossos produtos. E a região de Parauapebas, Sudeste do Pará, é altamente estratégica para o estado e para o cooperativismo. Ali, temos cooperativas de mineração, agropecuária, transporte, de produção ligada a biojóias e outros produtos. O monitoramento será um divisor de águas para o crescimento do estado e do cooperativismo na região”.

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Sistema OCB e ANS discutem prioridades para o cooperativismo de saúde

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Estabelecer uma agenda positiva do cooperativismo de Saúde. Este foi o principal tema da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9/4), na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro (RJ), entre o diretor-presidente da entidade, Maurício Ceschin, e representantes do Sistema OCB. O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e o gerente do Ramo Saúde, Laudo Rogério dos Santos, defenderam, ainda, a elaboração de um programa de capacitação em gestão e governança para cooperativas de saúde, focado no tema regulação.

Renato Nobile destacou que a agenda positiva precisa ser, essencialmente, reconhecida como produto do consenso alcançado entre as entidades participantes do setor. “Ela deve ser resultado de uma visão compartilhada, buscando o alinhamento dos princípios cooperativistas com as regras normativas do órgão regulador”, realçou.

Segundo Laudo Rogério, existem tópicos de interesse comum entre as instituições quando o assunto é regulação. Na opinião do gestor, o movimento cooperativista pode contribuir para aperfeiçoar o sistema. “Existem oportunidades para o que o cooperativismo colabore com a ANS no sentido de aprimorar o marco regulatório do ramo saúde, especialmente no que diz respeito aos programas governamentais estratégicos de desenvolvimento da saúde suplementar”, afirmou. “Estamos preparados para o trabalho em conjunto com a ANS e as cooperativas integrantes do setor”, complementou.

Onofre Cesário Filho, vice-presidente da OCB, que também acompanhou o encontro, destacou a importância de profissionalizar a gestão e do papel dos conselhos de administração das cooperativas. “Investir na formação do quadro social e na qualificação dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado é a forma mais eficiente de desenvolvimento e evolução das cooperativas”.

O diretor da ANS recebeu as sugestões apresentadas pelos representantes do cooperativismo e se colocou à disposição para dar prosseguimento às propostas junto aos setores competentes dentro da agência.
 

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Técnicos do Sescoop acompanham aplicação da Diretriz de Monitoramento

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Atender a objetivos estratégicos e promover a execução de trabalhos integrados. Esse foi o saldo positivo alcançado com a capacitação realizada nesta terça-feira (3/4) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em conjunto com a unidade do Distrito Federal (Sescoop/DF). Após receber treinamento da unidade nacional sobre como aplicar a Diretriz Nacional de Monitoramento e seus programas, os estados estão dando continuidade ao trabalho, junto às cooperativas. Na manhã de hoje (3/4), integrantes das gerências de Formação e Qualificação Profissional e de Promoção Social do Sescoop acompanharam de perto a apresentação do relatório de diagnóstico e plano de melhorias produzido pelo Sescoop/DF para a Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira (Cooplem).

Na opinião da gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andréa Sayar, participar da capacitação foi uma oportunidade para identificar indicadores úteis não somente à gerência de monitoramento como também às demais áreas finalísticas da instituição. Segundo a gestora, esses indicadores serão facilmente agregados ao processo de planejamento visando à formação dos quadros sociais das cooperativas. “A Diretriz Nacional de Monitoramento teve uma construção bastante didática e preocupada com o que realmente é essencial no desenvolvimento de uma cooperativa. Nesta experiência junto à Cooplem, pudemos visualizar, de pronto, espaços onde podemos (e devemos) atuar”, relatou. Andréa realçou, ainda, como parte mais rica do processo, a discussão gerada a partir do diagnóstico do monitoramento.
 
O superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, destaca que o resultado esperado é justamente a integração e o favorecimento à execução de projetos ligados à realidade das cooperativas. “É previsto no planejamento estratégico do Sescoop intensificar o desenvolvimento de competências alinhadas às estratégias da instituição. Fazer com que as áreas finalísticas estejam em sintonia é essencial para o sucesso dos planos desenvolvidos pela instituição. Além disso, a integração entre as unidades estaduais e nacional é fundamental para identificar oportunidades de atender de forma cada vez melhor ao nosso público alvo, os cooperados”, resumiu.
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Programa do Sescoop é apresentado a auditores-fiscais do Trabalho

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Tendo em vista o lançamento do programa Aprendiz Cooperativo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi convidado a participar de uma mesa redonda promovida pelo Departamento de Fiscalização do Trabalho (órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE). O debate, realizado durante o encontro anual de Auditores-Fiscais do Trabalho, em Belo Horizonte (MG), contou com a presença representantes de entidades parceiras da fiscalização da aprendizagem, como a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai), Comercial (Senac) e dos Transportes (Senat).

O encontro, que reúne coordenadores regionais de fiscalização desse tipo de projeto nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Auditores-Fiscais do Trabalho, tem como objetivo fomentar discussões sobre a inserção de aprendizes no mercado de trabalho. Promovido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), proporciona o conhecimento das ações e a integração das entidades envolvidas no desenvolvimento de programas de aprendizagem com os agentes de fiscalização que, segundo o Diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Leonardo Oliveira, “é de suma importância para o incremento da aprendizagem”.

A analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop, Edlane Melo, foi quem representou a instituição na mesa de debates. Ela destacou durante a apresentação que o trabalho de elaboração do programa Aprendiz Cooperativo contou, desde o início, com a colaboração dos auditores-fiscais do Trabalho no Distrito Federal, Isabela Galvão e João Cortês. E ressaltou a importância de contar com o apoio das unidades estaduais na implantação, sensibilizando as cooperativas.

Edlane ressaltou, ainda, a reação positiva dos auditores presentes ao encontro com relação ao programa do Sescoop: “O grupo se mostrou fortemente interessado em acompanhar de perto, inclusive como orientadores, o desenvolvimento do programa Aprendiz Cooperativo nas unidades estaduais do Sescoop”.
 

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Comitê de Gestão do Sescoop inicia metodologia do PDGC

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) deu início nesta quarta-feira (21/3) a mais uma etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento. Constituído em março de 2011, por ocasião do I Encontro de Monitoramento, o Comitê de Gestão se reuniu pela primeira vez, na sede da instituição, em Brasília (DF). O grupo formado por representantes das unidades estaduais do Sescoop no Pará, Amazonas, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul tem como objetivo a construção da metodologia para o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), previsto na Diretriz.
 
Neste primeiro encontro, o Comitê contou com a consultoria da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a intenção é unir o conhecimento dos técnicos do Sescoop sobre cooperativismo com o know how da fundação sobre excelência da gestão, “unindo as experiências para desenvolver um programa que atenda às cooperativas, respeitando suas características e necessidades”.
 
O prazo para finalização da metodologia é junho deste ano. Daqui até lá, estão previstas mais cinco reuniões do Comitê para dar seguimento ao trabalho. Susan explica que, após a consolidação da metodologia, a FNQ auxiliará, também, na construção da ferramenta de acompanhamento para aplicação do programa a ser utilizada pelas cooperativas. E complementa: “No segundo semestre, promoveremos uma capacitação para todos os técnicos das unidades estaduais sobre o programa para que eles estejam aptos a orientar corretamente as cooperativas”. Segundo a gestora, o empenho e participação das unidades estaduais neste processo será fundamental para sensibilizar as cooperativas sobre os benefícios do programa.
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Sescoop/BA promove 1º Encontro de Mulheres Cooperativistas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado da Bahia (Sescoop/BA) promove no próximo dia 29/3 o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Com o objetivo de fomentar o debate sobre oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres à frente da gestão de cooperativas, o evento reunirá dirigentes, funcionárias, associadas e representantes de cooperativas pertencentes ao sistema cooperativista baiano.

A gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, garante que o encontro tem como foco, também, promover a integração entre as mulheres que fazem parte das cooperativas baianas. “As participantes receberão orientações sobre cuidados com o bem estar físico, mental e social, para que tenham mais qualidade de vida”, explica.
 
O evento será no Marazul Hotel, localizado na Av. Sete de Setembro, 3.937, Barra - Salvador/BA. As interessadas em participar devem efetuar as inscrições até o dia 26/3, por meio do endereço eletrônico www.bahiacooperativo.coop.br, na seção eventos.
(Fonte: Sescoop/BA)

 

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