Publicações eventos
Falar de cooperativismo é falar de pessoas, de gente que acredita no poder da união, que se organiza para fazer diferente, para transformar sua realidade e a de quem está ao redor. Mas como mostrar tudo isso para o mundo? Como traduzir, com verdade e emoção, o valor que as cooperativas geram todos os dias?
A resposta está na comunicação. Isso porque comunicar é construir pontes entre ideias e pessoas, entre propósitos e realizações. E no cooperativismo, essa ponte ganha ainda mais relevância, porque carrega consigo os valores e princípios desse modelo de negócios único, voltado para o bem comum.
Este livro é fruto desse desafio. Nele, você encontrará caminhos, ferramentas e ideias que mostram modos como comunicar o cooperativismo com mais intenção, estratégia e autenticidade. É um guia completo para que nossas cooperativas possam fortalecer a comunicação, construir marcas fortes, posicionar-se de forma estratégica e, acima de tudo, conectar-se com seus diferentes públicos de maneira autêntica, engajadora e transformadora.
Para construir essa obra, partimos de uma premissa que todos nós, cooperativistas, conhecemos bem: o maior inimigo do cooperativismo é o desconhecimento. Por isso, precisamos investir em narrativas que mostrem quem somos, o que fazemos e, principalmente, porquê fazemos. Precisamos comunicar com intenção, com propósito e com técnica — e isso exige planejamento, conhecimento e dedicação.
- Arquivo:
Confira os melhores momentos do maior congresso cooperativista do mundo na edição especial da revista 15º CBC!
Disponível para leitura via navegador, a revista destaca os principais momentos do evento e utiliza animações, links interativos e outros recursos inovadores para ampliar ainda mais a interação com o leitor. Boa leitura!
- Arquivo:
Em um mundo cada vez mais complexo e que registra transformações significativas, impulsionadas por avanços tecnológicos e desafios globais, uma questão importante se materializa: como podemos criar uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável? Em O futuro é coop, Martha Gabriel explora essa pergunta crucial e apresenta o cooperativismo como uma resposta inspiradora e eficaz.
Ao longo das páginas, a escritora explora os pilares estratégicos do cooperativismo e seus impactos nas dimensões social, econômica e ambiental. Também demonstra como este modelo de negócios atende aos desafios do crescimento e aborda questões fundamentais que envolvem as principais expectativas da humanidade para a construção do futuro.
- Arquivo:
Realizado em parceria com importantes instituições brasileiras de ensino, o IV EBPC debateu o tema “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”. As questões que originaram esse tema são as sementes das ideias que demonstram a eficácia do cooperativismo. Porque cooperar também é compartilhar e, por isso, o Sistema OCB disponibiliza esta coletânea de trabalhos para fortalecer o cooperativismo.
Volume 01: Capital e Finanças | Quadro Legal
Volume 02: Governança e Gestão
Volume 03: Identidade e Educação
Resumo: sínteses dos trabalhos selecionados
- Arquivo:
Um modelo empresarial baseado em uma gestão democrática. É com essa proposta que as cooperativas se apresentam como uma forma diferente e eficaz de fazer negócios. Uma abordagem que funciona tanto em pequena quanto em grande escala.
Trata-se, com certeza, de um caminho interessante para empreender coletivamente e se colocar de maneira competitiva no mercado e, também na sociedade. Uma iniciativa que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, somando mais de 1 bilhão de pessoas.
O cooperativismo já conquistou espaços interessantes, e tem um forte potencial de crescimento. O objetivo deste documento que apresentamos a vocês, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é justamente esse, colocar em prática ações que ampliem a atuação das cooperativas mundialmente.
Estamos falando do Plano de Ação para uma Década Cooperativa. A ideia é, com essas ações, estimular a participação democrática, o desenvolvimento sustentável, a capitalização e a melhora do ambiente (arcabouço) legal para o cooperativismo.
Como muito bem destacado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, “as cooperativas relembram à comunidade internacional que é possível perseguir ao mesmo tempo viabilidade económica e responsabilidade social”.