Publicações

imagem site coop

Manual Tributário Ramo TPBS

O sistema cooperativista tem regramentos específicos, mas também precisa obedecer a leis e regulamentações inerentes a todos os outros modelos de negócios. É preciso estar sempre de olho em tudo que acontece, nas mudanças de legislação, dentre outras coisas, para não correr o risco que alguma pendência atrapalhe o bom andamento da sua coop.

Baixe agora o Manual Tributário para cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços e tenha na palma da sua mão um marco referencial didático, de orientação e de pesquisa técnica, que vai guiar os procedimentos tributários na sua coop. Com isso, serão reduzidos os riscos tributários - que podem ser potencializados no ato cooperativo -, garantindo mais segurança jurídica à sua cooperativa.

imagem site coop

SÉRIE COOPERATIVA LEGAL - ITG 2004

A ITG 2004 visa estabelecer para as entidades cooperativas critérios e procedimentos específicos de registro das variações patrimoniais e de estrutura das demonstrações contábeis, de avaliação e informações mínimas incluídas em notas explicativas.

Vale salientar, também, que é fundamental a adoção de regras contábeis uniformes consubstanciadas na observância das demais práticas contábeis vigentes.

Em suma, o propósito dessa orientação é também fortalecer o sistema cooperativo, por meio do uso adequado e assertivo da contabilidade.

imagem site coop

SÉRIE COOPERATIVA LEGAL - CONHEÇA E APLIQUE OS NOVOS CFOPS

Os Ajustes SINIEF 18/2017, 11/2018 e 7/2019 visam à instituição de códigos que retratam especificamente as operações entre cooperado e cooperativa, assegurando, assim, o reconhecimento e a aplicação do ato cooperativo. O propósito desta orientação é também fortalecer o sistema cooperativo, por meio do uso adequado e assertivo do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP).

imagem site coop

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS DO RAMO TRANSPORTE 2018-2020

Saber onde se quer chegar é o primeiro passo para uma viagem segura. Por isso, o Conselho Consultivo do Ramo Transporte, num esforço conjunto e que envolveu o alto grau de maturidade de suas cooperativas, estruturou os principais desafios do segmento para os próximos anos. O grupo também estabeleceu as linhas prioritárias para suas ações.

E, assim, somando esforços hoje para compartilhar resultados amanhã, o Ramo Transporte segue seu caminho, ciente de que o Brasil que os brasileiros merecem deve ser construído de forma coletiva e todos os dias.

imagem site coop

SÉRIE GESTÃO COOPERATIVA - MANUAL TRIBUTÁRIO DO RAMO TRANSPORTE

Baixe agora o Manual Tributário para cooperativas de transporte de cargas e de passageiros e saiba como interpretar e aplicar objetivamente a complexa legislação tributária brasileira. O manual contém orientações para o cumprimento de obrigações acessórias, inclusive aquelas abrangidas pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e informações sobre o cruzamento de dados entre os projetos já em vigor ou publicados pela Secretaria da Receita Federal.

Subcategorias