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Curitiba (11/4) – Cooperativas parceiras, secretárias de educação, professores, alunos e agentes do Programa Cooperjovem, somando cerca de 200 pessoas, participaram, nesta quinta-feira (7/4), em Curitiba (PR), da solenidade de premiação da etapa estadual do 9º Concurso de Redação do Cooperjovem. Nesta edição, foram inscritas 86 redações na categoria I (alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental) e 12 na categoria II (alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental).
O concurso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O tema deste ano foi “Cooperação: uma prática de igualdade”. Cada vencedor da categoria recebeu um tablet. Já professores foram premiados com um Kindle (equipamento que permite a leitura de livros) e as escolas receberam um equipamento multimídia para projeções.
Agradecimento – “É uma alegria estar aqui e, confesso, estou até muito emocionado porque é o primeiro evento que participo na condição de presidente Sistema Ocepar”, disse José Roberto que, desde 1º de abril último, está à frente da Organização.
Ao recepcionar os participantes, Ricken destacou que sua motivação em participar do evento foi agradecer aos profissionais do sistema e as cooperativas que integram o Cooperjovem. O dirigente destacou ainda que o trabalho realizado com alunos, em que se insere a cultura da cooperação no ambiente escolar, é motivo de orgulho para todos do movimento cooperativista.
“Acompanhei os primeiros passos da implantação desse programa em âmbito nacional, e hoje, ao ver os resultados e a abrangência alcançada, não há como evitar a emoção. E as cooperativas que alimentaram esse trabalho é que fizeram a diferença, por este motivo, merecem todo o nosso reconhecimento e agradecimento”, afirmou.
Além do dirigente, prestigiaram o evento, os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Nelson Costa (Fecoopar), Robson Mafioletti (Ocepar), a gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR Maria Emília Pereira Lima, e o coordenador Humberto Cesar Bridi. A premiação aconteceu no Hotel Tulip Inn, na capital paranaense, e as atrações artísticas foram realizadas pelo grupo Sou Arte, de Campo Mourão.
TRANSFORMAÇÃO – “É um imenso prazer e uma grande alegria reuní-los aqui. Sabemos que vocês deixaram a família, os afazeres do dia a dia, viajaram horas só para prestigiar este evento”, disse a coordenadora do Cooperjovem no Paraná, Fabianne Ratzke. Em um discurso emocionado, Fabianne lembrou que há dois anos o Cooperjovem mudou de metodologia.
“Na ocasião, houve questionamentos, afinal, por que mexer no que está bom. Mas todos apoiamos a mudança, porque acreditamos que o programa poderia ser ainda melhor, acreditamos na importância de aproximar a família e a comunidade da escola. E a gente continua acreditando nisso, nas crianças, nos educadores, no cooperativismo e na força que a gente tem para mudar as coisas, para transformar. Foi por isso que o Cooperjovem mudou”, comentou.
O PAPEL DO EDUCADOR – Ao destacar a importância do educador para o Programa Cooperjovem, Fabianne lembrou que educar é um ato de amor. “Então, por que não usar o que os professores têm em seus corações e em suas palavras para mudar, transformar vidas?”, questionou. Segundo ela, a maneira como um professor trata um aluno pode ter reflexos significativos na construção da personalidade e na maneira como ele vai se inserir no mundo.
“Ao trata-lo com respeito, e ensinar valores como cooperação, união, o educador pode fazer com que essa criança passe a enxergar a vida de uma maneira diferente, porque ela aprenderá o significado do que é ser respeitado e amado. Então agradeço a todos os educadores que, como a gente, acreditam no poder da transformação, através do amor, da cooperação, do exemplo e da educação. Porque o mundo carece de gente que ama o que faz. Apesar das dificuldades da profissão, o mundo precisa de vocês, educadores. Eu acredito num mundo melhor e acredito que aqui nesta sala estão as pessoas que irão mudar este mundo”, afirmou.
EMOÇÃO E INCENTIVO - A emoção também tomou conta dos vencedores dos prêmios. “Estar entre os finalistas tem um significado muito grande para a escola e também para os alunos”, disse a professora Creuza Valério, da Escola Municipal Walter Antunes Pereira, de Mandaguari.
Orientadora da aluna Maria Luiza Olavo Fantin, segunda colocada na categoria 1, a professora destacou que, além de incentivo para que outros alunos participem do prêmio, o fato de vencer mostra que não é preciso ter um nível econômico privilegiado “para ter algum valor, qualidade e cultura”. “Nossa comunidade está localizada numa região da periferia da cidade, ou seja, são famílias de baixa renda, mas que estão colhendo os frutos do trabalho realizados por professores que acreditam no potencial das crianças”, disse.
COMISSÃO JULGADORA – Os trabalhos inscritos no 9º Concurso de Redação do Cooperjovem foram avaliados pela Comissão Julgadora formada por: Cristina Moreira (analista de Desenvolvimento Humano), Sigrid Ritzmann (assessora Cooperativista), João Gogola Neto (coordenador de Desenvolvimento Cooperativo), Carlos Eduardo Nunes (analista de Desenvolvimento Cooperativo) e Volnei Both (assessor administrativo).
VENCEDORES
CATEGORIA 1 – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
1º lugar: Nayara Pereira da Silva – Copacol
2º lugar: Maria Luiza Olavo Fantin - Cocari
3º lugar: Suellen Vieira da Silva – Cocari
CATEGORIA 2 – 6º e 9º ano do Ensino Fundamental
1º lugar: Rennan K. Werlang de Aguiar – Colégio Cooperativa de Foz do Iguaçu
2º lugar: Caio Augusto Tedesco Romani – Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi - Coopermundi
3º lugar: Milena Cristina Perardt Garbossa – Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi – Coopermundi
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